Nos dias 17 e 19 de maio, a equipe do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial de Maracaí) realizou o projeto “Plantando Saúde Mental”. A iniciativa do projeto se deu através de experiências compartilhadas entre usuários e técnicos da equipe do serviço que perceberam a necessidade de expandir o espaço de atuação para o território.
“’A ciência nos mostra que mexer com a terra traz ganhos contra ansiedade, depressão e até doenças como diabetes e hipertensão’. Assim, podemos vivenciar e nos aproximar ainda mais da realidade de vida de nossos usuários, uma vez que, pudemos ampliar o conhecimento de suas subjetividades.
O CAPS pretende dar continuidade a proposta de potencializar a atenção na área de saúde mental, mas especialmente apoio (matriciamento) às equipes de saúde da família proporcionando um aprendizado das equipes para que continuem a oferecer uma atenção integral aos usuários de sua abrangência.
O evento, além de ter sido um espaço de integração de profissionais de saúde, gestores e políticos, foi, acima de tudo, um marco referencial de vínculo dos usuários do serviço com o espaço físico a ser utilizado para diversas atividades terapêuticas (consultas, oficinas, socialização, aprendizado etc.).
O ato de plantar uma árvore, mais que um ato simbólico, marcou a vida de todos os que compartilharam daquele momento. A árvore crescerá junto com o trabalho, com a equipe, vinculada a seus usuários e familiares.
Muitos depoimentos de vida puderam ser compartilhados desde o início das manhãs, culminando com o plantio das árvores.
‘Plantar é criar na Natureza. Criação insubstituível por outro tipo qualquer de criação.(…) Um dos gestos mais belos e largos e generosos do homem, andando vagarosamente pelo campo lavrado, é o de lançar na terra as sementes.’ (Clarice Lispector)
Desejamos muitas outras árvores na vida de todos!”
Equipe do CAPS Maracaí
Fotos/Divulgação: CAPS Maracaí

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui