PRODUTORES PARTICIPAM DE CURSO DE AQUAPONIA EM CRUZÁLIA
Trabalhadores e produtores rurais de Cruzália participaram do Curso de Aquaponia ministrado pela FAESP/SENAR em parceria com o Sindicato Rural de Maracaí e CRAS – Centro de Referência da Assistência Social.
O curso foi realizado pelo instrutor Diogo Shinohara na propriedade da família Stark, na zona rural do município.
Aquaponia é a produção de organismos aquáticos em conjunto com a produção de plantas sem uso de solo. O sistema aquapônico funciona na integração de animais aquáticos, criados em larga escala, cujos excrementos (fezes, gás carbônico, amônia) e resíduos (restos de ração, escamas, peixes mortos) servem de alimento para microrganismos (bactérias) que transformam esses recursos descartados em matéria orgânica e, consequentemente, em adubo para as plantas as quais podem ser cultivadas em diferentes modelos e estruturas.
“O método de cultivar peixes e plantas traz muitas vantagens, destacando o fato de que a integração da criação de peixes com hortaliças gera uma economia de 90% de água em relação a agricultura convencional, eliminando dessa forma os efluentes no meio ambiente, pois trata-se de um sistema fechado, diferente das criações convencionais. Além facilidade de manejo o sistema é livre de agrotóxicos, pois não é necessária a utilização de nenhum tipo de elemento químico no cultivo”, explicou o instrutor.
O curso contou com a presença do prefeito Arildo Mosquito e da coordenadora do CRAS, Patricia Alves Costa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui