Durante a primeira reunião do grupo, foi lançado edital de chamamento público para a seleção de empresas privadas interessadas em propor e realizar ações em apoio ao tema
O Ministério da Economia, por meio da Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade (Sepec/ME), instalou nesta quarta-feira (6/4) o Comitê de Empreendedorismo Feminino, no âmbito do Programa “Brasil pra Elas”. O grupo tem a finalidade de propor, monitorar e articular ações de apoio a mulheres que querem abrir e desenvolver seus próprios negócios, oferecendo qualificação profissional e recursos para empreender.
Para a secretária especial de Produtividade e Competitividade, Daniella Marques, essa iniciativa busca acelerar a transformação dessa pauta. “O que posso fazer é liderar uma semente do futuro, para que ela venha para o centro de política pública, numa trilha econômica não político-partidária. Espero que nos próximos cinco, 10 anos, possamos acelerar essa transformação de forma perene e colaborativa para que na hora que virmos essa formação multidisciplinar, saibamos que ela está centrada numa estratégia nacional”, afirmou.
Durante a primeira reunião foi aprovado o regimento interno do Comitê e apresentadas as agendas prioritárias dos grupos de trabalho, com o objetivo de assessorar seus membros em temas específicos. Serão abordados os seguintes assuntos: acesso a dinheiro, acesso a mercados, acesso à tecnologia, educação empreendedora, vulnerabilidade, maternidade e diversidade.
A Sepec presidirá o comitê e a Secretaria-Executiva será exercida pela Subsecretaria de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas, Empreendedorismo e Artesanato (Sempe/Sepec). As reuniões ocorrerão a cada trimestre e as decisões ou recomendações serão definidas por consenso. Ao final de cada ano, o comitê encaminhará ao ministro da Economia relatório de monitoramento que conterá os resultados alcançados e as metas para o período subsequente.
Compõem o Comitê de Empreendedorismo Feminino os seguintes representantes do governo, do setor privado e de organizações da sociedade civil:
– Thaís Amaral Moura (Ministério da Cidadania);
– Tatyana Aranda Andrade Veloso (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação);
– Flávia Duarte Nascimento (Ministério das Comunicações);
– Pollyana de Carvalho Varrichio (Ministério da Educação);
– Fernanda Marsaro dos Santos (Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos);
– Daniella Marques Consentino e Caroline Busatto (Ministério da Economia);
– Renata Malheiros Henriques (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas/Sebrae);
– Thays Cintra Vieira (Caixa Econômica Federal);
– Solange Paiva Vieira (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social/BNDES);
– Ligia Paula Pires Pinto (Grupo Mulheres do Brasil);
– Ana Cláudia Badra Cotait (Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura/CMEC);
– Marly Parra (Instituto Unidos Brasil);
– Renata Carvalho (Câmara Brasileira da Economia Digital);
– Lyvia Nascimento Montezano (Instituto MandaVer);
– Cristhine Samorini (Confederação Nacional da Indústria/CNI);
– Lívia Gouvea (Grupo BID no Brasil);
– Paula Tavares (Banco Mundial para o Brasil);
– Lina Maria Useche Jaramillo Kempf (Aliança Empreendedora).
Também poderão ser convidados outros participantes para as reuniões, mas sem direito a voto.
Edital de chamamento público
Durante o evento, foi lançado o edital de chamamento público para auxiliar na implementação da Estratégia Nacional de Empreendedorismo Feminino “Brasil pra Elas”. O edital visa selecionar pessoas jurídicas de direito privado, com ou sem fins lucrativos, interessadas em propor e realizar ações de apoio à Sepec.
Interessados podem enviar suas propostas, sem data limite, para o e-mail sepec@economia.gov.br.