Clientes ficam sabendo com antecedência quando a empresa realiza melhorias que vão alterar temporariamente o fornecimento de energia no seu bairro 

 

Não importa a hora do dia. A energia é indispensável e ficar sem ela é uma situação incômoda para qualquer pessoa. Por isso, como distribuidora de energia elétrica, a Energisa mantém um cronograma de manutenções preventivas para assegurar a qualidade e continuidade no fornecimento de energia elétrica nos locais onde atua. Essas manutenções incluem substituição de equipamentos; limpeza da fiação; retirada de galhos de árvores que atingem a rede elétrica, entre outros serviços.

 

“Em boa parte dessas atividades, o cliente nem imagina que o sistema elétrico que abastece a sua casa ou o seu comércio está passando por manutenção. E não percebe porque o trabalho é feito em ‘linha viva’, ou seja, equipes especializadas, devidamente treinadas, com segurança e suporte tecnológico, fazem os serviços com a rede elétrica ligada, justamente para que o cliente não sofra com a interrupção no fornecimento de energia durante a manutenção”, explica Luiz Moreto Vicentin Junior, gerente do Departamento de Projetos, Construção e Manutenção da Energisa Sul-Sudeste.

 

Moreto ressalta que mesmo com essa tecnologia, há situações em que o desligamento da rede elétrica é indispensavelmente necessário, para a segurança dos eletricistas, do sistema elétrico e da comunidade no geral. Nos casos dessas manutenções programadas, a concessionária consegue comunicar os clientes da localidade atingida com antecedência, a fim de que o cliente se programe para o período em que o fornecimento de energia estará interrompido.

 

“Quando, por questões técnicas e de segurança, é necessário desligar a rede elétrica para realizar obras, a Energisa tem o compromisso de comunicar os clientes”, enfatiza.

Em se tratando dos clientes de baixa tensão, os comunicados são feitos por meio de rádios locais, site da empresa, aplicativo Energisa On e via SMS para os celulares de clientes com o cadastro atualizado na concessionária. Além disso, a concessionária está investindo em um projeto-piloto, visando ampliar a comunicação direta com os clientes, com o envio de comunicado de desligamento programado também pelo whatsapp.

Para tanto, é indispensável que o titular da unidade consumidora esteja com os dados cadastrais atualizados no sistema da Energia, inclusive com o número de celular. Assim, ele receberá a informação quanto à data, horário de início e finalização do serviço, que pode ser concluído antes do previsto.

 

Situações adversas 

Apesar de toda a logística que a Energisa organiza para atuar nas manutenções programadas, há circunstâncias em que a interrupção no fornecimento de energia está relacionada a fatores externos à operação. Entre os principais é possível destacar:

  • Colisão contra poste: em casos de acidentes, dependendo da complexidade e do local, uma batida pode provocar a falta energia para milhares de clientes.
  • Objetos lançados na rede elétrica: galhos de árvores, equipamentos de construção civil, pipas são alguns dos objetos que, ao serem lançados contra a rede elétrica, podem causar o desligamento inesperado da energia.
  • Acidentes na área rural:  quando um maquinário agrícola invade a faixa de servidão, pode atingir a rede de alta tensão, causando um acidente e comprometendo o fornecimento de energia para clientes tanto na área rural, como na área urbana. O mesmo acontece com caminhões basculantes em manobras perto da fiação.
  • Queimadas: com o fogo em pastagens ou terrenos baldios, o calor intenso das chamas causa prejuízos a equipamentos, cabos condutores e postes de energia elétrica, que precisam de substituição e manutenção. Essas situações interferem diretamente no fornecimento de energia.
  • Eventos climáticos: temporais, descargas atmosféricas, ventos e chuvas fortes, podem causar queda de árvores, postes, desmoronamento e outros estragos que impactam o sistema elétrico e, consequentemente, o fornecimento de energia.

Para receber os comunicados da Energisa Sul-Sudeste, o titular da unidade consumidora pode atualizar o seu cadastro sem sair de casa, pelos canais de atendimento:

  • Aplicativo Energisa On (disponível para iOS e Android)
  • Gisa: (18) 99120-3365 (assistente virtual da Energisa pelo whatsapp)
  • Site: servicos.energisa.com.br
  • Call Center:  0800 70 10 326

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui