O Governo Federal concluiu uma obra fundamental visando solucionar problema histórico no Norte do País: a interdição da BR-364/RO, por alagamentos, devido a cheias no Rio Madeira durante o período chuvoso.
O Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (Dnit), órgão vinculado ao Ministério da Infraestrutura (MInfra), finalizou as obras de elevação de seis trechos da estrada (entre o km 875,987 e o 890,807), totalizando 10,34 quilômetros de intervenções na via.
A obra assegura a integração do Acre (AC) com os demais estados da Federação e interliga a malha rodoviária federal.
A BR-364/RO é o principal corredor logístico para o escoamento da safra de grãos produzida em Rondônia e nas porções Oeste e Norte do Mato Grosso.
Contudo, o risco de alagamentos na região são críticos. Em 2014, devido à força das águas em cheia histórica, a estrada acabou totalmente interditada e o estado do Acre ficou isolado.
Tendo como prioridade a melhoria das condições de trafegabilidade da BR-364, o Governo Federal firmou parceria com a Usina Hidrelétrica (UHE) de Jirau e deu início as intervenções em maio de 2021, durante a estiagem.
Com informações do Ministério da Infraestrutura