Foi instalada uma lixeira comunitária na calçada da escola EE José Augusto Ribeiro, projeto realizado diante do problema recorrente na região, que havia muito descarte incorreto, os animais passavam e rasgavam as sacolas, gerando muita sujeira.
Os alunos do 8º ano B conversaram com os vizinhos pedindo a colaboração em manter a lixeira sempre em bom estado para conservar o bairro limpo, e frequentemente cuidam do espaço. A mudança do cenário mudou em pouco tempo.
Ana Paula Marques, secretária Municipal de Agricultura e Meio Ambiente informa que é um projeto-piloto, e servirá de exemplo para outros bairros e colégios que ainda precisam de ações de conscientização sobre a questão do lixo na cidade.
“Nossa experiência com lixeiras é que as pessoas “acham” que o lixo possa ser descartado a qualquer dia e horário e não e isto está errado, pois gera sujeira, mau odor e torna um foco de doenças. O lixo deve ser descartado no máximo 2h antes da coleta, de segunda a sábado” diz Ana Paula.
Ela ressalta ainda que parcerias como essa precisam ser feitas, o descarte de resíduos é uma responsabilidade compartilhada, entre prefeitura e munícipes.
De acordo com a professora responsável pelo projeto, Juliana Mota Silva, aprender a partir da própria realidade é, sem dúvida, uma experiência enriquecedora e que leva em conta os conhecimentos prévios de cada indivíduo.
“Constatado o problema do lixo acumulado nas calçadas da escola, os alunos, organizaram a ação, tendo como objetivo a melhoria e preservação do entorno escolar, aliando a essas ações a prática do diálogo, da ética e do respeito às diferentes opiniões de seus pares, criando soluções pautadas no conhecimento e com autonomia” comenta Juliana Mota.
O projeto “Meu lugar, seu lugar, nosso espaço!” – Prática de Protagonismo Juvenil foi escolhido para representar a Diretoria de Ensino de Assis em Ribeirão Preto.
Assis, Cidade em Movimento.