Na manhã de quinta-feira, 17, o prefeito José Fernandes e a secretária da Assistência Social, Vanessa Eugênio visitaram as crianças e adolescentes que estão amparadas pela Casa Abrigo do Município de Assis.

Na oportunidade o gestor percorreu todas as dependências do local e anunciou para os próximos meses várias melhorias entre elas, mais brinquedos para as crianças e capacitação aos colaboradores.

A coordenadora da Casa Abrigo, Rosângela de Jesus Loureiro Garcia, comenta que atualmente são atendidas 24 crianças e adolescentes. “Essa é uma casa especial onde acolhemos essas bênçãos com muito amor, carinho e proteção”.

Vanessa Eugênio, secretária da Assistência Social do Município explica que o local oferece acolhimento provisório e excepcional para crianças e adolescentes de ambos os sexos, inclusive crianças e adolescentes com deficiência, em situação de medida de proteção e em situação de risco pessoal, social e de abandono, cujas famílias ou responsáveis encontrem-se temporariamente impossibilitados de cumprir sua função de cuidado e proteção.

“A Instituição oferece ambiente acolhedor e está inserida na comunidade. Um dos critérios a ser seguido é proteger o menor sem distanciar-se excessivamente, do ponto de vista geográfico e socioeconômico, da comunidade de origem das crianças e adolescentes acolhidos. O atendimento prestado é personalizado, ocorrendo em pequenos grupos e visando fortalecer e favorecer o convívio familiar e comunitário, bem como incentivar a utilização dos equipamentos e serviços disponíveis na comunidade local.

O acolhimento será feito até que seja possível o retorno à família de origem ou extensa ou inserção em família substituta” relata a secretária.

Para o prefeito José Fernandes, poder acompanhar de perto o trabalho realizado pela Casa Abrigo e ver o carinho e a dimensão dessa Instituição gerenciada pelo poder público, o enche de orgulho.

“É importante que a população conheça esse serviço oferecido pela Prefeitura, pois aqui é dinheiro público sendo investido em proteção e acolhimento dessas crianças que estão extremamente vulneráveis na sociedade. Fico honrado em estar fazendo parte desse projeto tão abençoado, e deixo meu carinho a todos os colaboradores, que aqui trabalham, pela sensibilidade em acolher essas crianças e adolescentes com tanto amor e dedicação” finaliza o prefeito.

Saiba mais sobre a Casa Abrigo:

O Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes na Casa de Acolhida denominada “Antônio Merisse” é oferecido pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Caracterização do serviço:

Usuários: Crianças e adolescentes de 0 a 17 anos e 11 meses.

Objetivo: Acolher e garantir proteção integral à criança e adolescente em situação de risco pessoal e social e de abandono.

Forma de acesso ao serviço: Por determinação do Poder Judiciário e por requisição do Conselho Tutelar, sendo que neste último a autoridade competente deverá ser comunicada conforme previsto no art. 93 do ECA.

Período de Funcionamento: Ininterrupto, 24 horas diárias.

Unidade: Com características residenciais, sem placa de natureza institucional e endereço sigiloso para a preservação da identidade e integridade do público atendido, destinado a atendimento de grupos de até 20 crianças.

Abrangência: Municipal

Coordenação atual: Rosangela de Jesus Loureiro Garcia.

 

Assis, Cidade em Movimento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui