Saúde Mental
Para entender sobre saúde mental podemos aproximar seu conceito com o termo resiliência, que é uma força/energia que o ser humano tem para enfrentar situações de conflito ou difíceis! E como gerenciamos esses conflitos, de uma forma equilibrada ou não, é como estará nossa “saúde mental”.
Destaca-se a atenção para a saúde mental em adolescentes devido aos dados que a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) ressalta:
– 1 em cada 6 pessoas com transtornos tem entre 10 a 19 anos;
– metade de todas as condições de saúde mental começam aos 14 anos de idade, mas a maioria não é detectada nem tratada;
– a depressão é uma das principais causas de doença e incapacidade entre adolescentes;
– o suicídio é a 3° principal causa de morte entre adolescentes de 15 a 19 anos;
– não abordar a Saúde Mental na adolescência têm consequências na idade adulta, limitando oportunidades futuras;
– a prevenção de transtornos ajudam o adolescente a prosperar.
Assim, elenca-se situações que influenciam a Saúde Mental, como: conflitos familiares, desemprego, alcool e drogas, pressão para integrar grupos, violência e a mídia. É verdade que esses conflitos fazem parte da vida das pessoas, porém a forma como gerenciamos tem implicação direta no modo como afeta a vida.
A adolescência é um momento crucial para o aprendizado, o desenvolvimento e a manutenção de grande parte dos hábitos sociais e emocionais mais importantes para a estabilidade mental, nesse sentido ações mais relevantes para a promoção da Saúde Mental devem ser incentivadas. São elas: alimentação saudável, padrões de sono, exercício físico regular, ter um hobby, autoconhecimento, espaço de diálogo no lar, em grupos e/ou em terapia. Assim, tanto a família, quanto a escola e a comunidade devem se integrar na promoção dessas ações.
A compreensão sobre uma outra pessoa e seu modo de vida pode ser particularmente difícil quando se distancia dos seus próprios valores e morais, entretando a melhor medida que pode ter é a da empatia e do respeito!!!