“Estudos afirmam que, mesmo antes de aprender a ler, ter contato com livros é benéfico em inúmeros sentidos”, afirma Dulce de Andrade Araújo, Secretária Municipal da Educação
Nesta semana é comemorado o dia “Nacional do Livro”, as Escolas Municipais que desenvolvem atividades em todas as salas de aulas, tanto no ensino infantil quanto no fundamentall dando pleno incentivo à leitura, ressaltam a importância da data.
Luciana Zollner, Supervisora de Ensino da Secretaria da Educação destaca que o hábito da leitura e manuseio de livros é incentivado desde o ensino infantil, modalidade creche. “A leitura é importantíssima e o contato com o livro é fundamental para a criança tenha um desenvolvimento intelectual e sejam receptivas as diferenças. Manusear, cheirar, e acompanhar a leitura realizada pelos professores, faz toda a diferença na vida dos nossos alunos”, comenta.
A Diretora da EMEI Bambalalão, Margareth Ussuy, explica que é desenvolvido o projeto de leitura “Sementinha do Futuro”, os quais desde os 4 meses, já entram em contato com os livros e a leitura através dos professores.
“É gratificante para nós ver nossos pequeninos tendo esse contato com os livros, além das atividades de leitura desenvolvida pelos nossos professores, também orientamos os pais a continuar em casa a leitura de histórias e contos para que possam cada vez mais ter o gosto pela Leitura”, salienta Margareth.
A coordenadora pedagógica, Renata de Luca da EMEF Profª Maria Clélia de Oliveira Vallim comenta que diariamente são oportunizadas situações que incentivam alunos a lerem cada vez mais. “Muito mais que despertar um hábito, acreditamos que seja necessário possibilitar que os estudantes sejam leitores, pois, por meio da leitura todas as oportunidades se abrem a todos nós. A escola Maria Clélia desenvolve anualmente o “Projeto Feira do Livro” e o “Projeto Ler: Estamos em Obras”, por meio deles, desenvolvemos práticas efetivas para alcançar o objetivo de estímulo à leitura”, explica.
“A Arte de ensinar desde os primeiros meses de vida de uma criança, é fundamental para a sua formação intelectual, e o livro, é peça fundamental nesse contexto. Estudos afirmam que, mesmo antes de aprender a ler, ter contato com livros é benéfico em inúmeros sentidos. essa atividade desenvolve a atenção, a concentração, o vocabulário, a memória e o raciocínio, estimula a curiosidade, a imaginação e a criatividade, ajuda a criança a perceber e a lidar com sentimentos e emoções, auxilia no desenvolvimento da empatia e desenvolve a linguagem oral, além de fortalecer o vínculo entre quem lê e quem escuta” destaca Dulce de Andrade Araújo, Secretária Municipal da Educação que parabeniza todos os profissionais da Educação pelo excelente trabalho desenvolvido na área da leitura.