Aeronave sobrevoou principalmente as áreas rurais dos municípios mais afetados; inspeção aérea auxilia equipes em terra no atendimento a ocorrências individuais
A Energisa trabalha ao longo desta terça-feira (26) para solucionar os problemas de falta de energia para clientes rurais e demandas individualizadas na região. A maior parte dessas ocorrências em andamento se encontra na área rural e a recomposição do sistema elétrico nessas localidades se torna ainda mais complexa devido à intensidade dos estragos provocados pelo temporal do último sábado.
Para agilizar a identificação de pontos de reparos, postes caídos, árvores sobre a fiação e outros danos que comprometem o fornecimento da energia para propriedades rurais em Assis e região, a Energisa está utilizando um helicóptero que realiza inspeções aéreas da rede de energia e direciona, de maneira ainda mais assertiva, os trabalhos das equipes em terra.
“Mantemos o compromisso de trabalhar ininterruptamente para restabelecer o fornecimento da energia o mais rápido possível. Infelizmente, muitos trechos são de difícil acesso e, em algumas situações, é necessário o deslocamento de maquinários pesados por longos trechos. Os ventos, que passaram de 80 km/h e os mais de 12 mil raios que atingiram a região, fizeram muitos estragos na rede elétrica. Identificar esses pontos específicos demanda tempo. Mas, com a tecnologia e apoio da aeronave, estamos conseguindo localizar e mensurar os estragos, favorecendo o direcionamento das equipes para os reparos”, explica Luiz Moreto Vicentin Junior, gerente do Departamento de Projetos, Construção e Manutenção da Energisa Sul-Sudeste.
Na região, o helicóptero tripulado por equipe especializada sobrevoou, na tarde desta terça-feira, territórios rurais de Assis, Iepê, João Ramalho, Rancharia e adjacências. Além dessas localidades, a aeronave também percorreu municípios da região de Presidente Prudente que são atendidos pela Energisa Sul-Sudeste e também sentiram os efeitos da tempestade do último fim de semana.
“Para se ter uma ideia da gravidade do temporal, foram mais de 2 mil ocorrências e 85 mil clientes afetados nas regionais Centro, que abrange 27 municípios das regiões de Assis e Tupã, e Oeste, que inclui 24 cidades da região de Presidente Prudente. Foi mais uma situação climática atípica, pelo terceiro fim de semana consecutivo, que exigiu das nossas equipes empenho, comprometimento e estratégia para recompor o sistema elétrico com segurança”, ressalta Moreto.
A expectativa da concessionária é que, com o reforço das equipes em campo e apoio das inspeções aéreas, essas ocorrências descentralizadas e individuais sejam solucionadas ao longo deste dia.