Kindergarten teacher reading to children

No mês de outubro são comemoradas datas importantes como o Dia Mundial da Saúde Mental (10/10), o Dia das Crianças (12/10) e o Dia do Professor (15/10). Essas datas parecem aleatórias, mas se conectam a medida que o professor tem papel fundamental na vida das crianças, influenciando a estruturação da sua vida psíquica, assim como para desenvolver essa função precisam estar com sua saúde emocional equilibrada!

            Quando se fala na educação infantil, fala-se de crianças de 0 a 5 anos de idade. Um bebê, ao nascer, tem uma dependência absoluta, que, normalmente, é suprida pela mãe!! A qual por meio do holding, de sua proteção e amor, auxilia o bebê a se desenvolver e ele, aos poucos, aprende a interagir com o mundo por meio dos sentidos, descobrindo os diferentes sons, odores e texturas!!! E é por meio dessa disponibilidade da mãe que o bebê forma seu vínculo de confiança e, constitui sua psique.

Porém, quando a licença maternidade da mãe acaba, ela precisa retornar às suas atividades laborais e, é bastante frequente a inserção desses bebês na educação infantil. Para Winnicott, o dever do professor é o de manter, fortalecer e enriquecer as relações pessoais das crianças com a família, apresentando também um mundo de pessoas e oportunidades. Ou seja, o professor infantil não substitui a mãe, mas sua função complementa o papel que a mãe desempenha.

A escola, representada pela ação do professor, é uma rede de apoio muito importante para a família, a medida que assiste a criança quanto a possíveis problemas psicológicos que possam surgir, auxilia a criança a se relacionar com o grupo, compreende suas brincadeiras e, exerce restrições e controle sobre seus impulsos e desejos instintivos. Por outro lado, a mãe deve continuar demonstrando seu amor, pois ao senti-lo a criança percebe que a mãe não vai abandona-lo e desenvolve sua auto confiança.

Há, aproximadamente, 2 milhões de professores que lecionam para quase 48 milhões de alunos na Educação Básica. E, para essa missão também é necessário pensar sobre a saúde emocional desses professores, que muitas vezes, sofrem dentro do ambiente de trabalho.

Um professor conectado consigo mesmo e atento à dimensão da sua vida psíquica, tende a ter mais conexão e empatia com o aluno. – Winnicott. Desta forma, constata-se como aprendizado e afeto andam juntos e como pode ser um recurso contra a evasão escolar. Assim, também precisa-se pensar sobre as questões elencadas por esses profissionais, como a falta de valorização, reconhecimento profissional, salário adequado, condições de trabalho e autonomia no mesmo.

          

Psicóloga Merilin Völk – atendimento infantil e orientação de pais
CRP: 06/105418

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui