FONTE: O DIARIO DO VALE – CM NOTICIAS
Com a escassez de chuvas dos últimos meses no Estado de São Paulo e principalmente em nossa região, além do aumento no consumo de água residencial, vários municípios têm adotado o sistema de racionamento de água. Para que o mesmo problema não ocorra em Cândido Mota, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), solicita que os cândido-motenses façam o uso consciente da água.
“Devido ao período de estiagem, estamos com nossos reservatórios de água reduzidos e se tornará rotina a suspensão no fornecimento caso medidas de redução do consumo pela população não sejam adotadas com urgência. A população tem papel importante neste momento e deve, cada vez mais, evitar desperdícios”, ressalta a administração do Saae.
Para a autarquia, o uso racional da água pela população é uma ação necessária para garantir o abastecimento até que as chuvas voltem a ocorrer em volume que possibilite a reposição dos estoques de água. “Pequenas mudanças de hábitos, como fechar a torneira ao escovar os dentes ou ao lavar as louças, tomar banhos breves e não lavar calçadas com mangueiras, já fazem uma grande diferença”, destaca.
Água potável
Apenas 2,4% da água disponível no Planeta é doce e somente 0,02% está disponível para consumo. Dessa pequena quantia, grande parcela encontra-se poluída. A ONU (Organização das Nações Unidas) estima que até 2050, aproximadamente 45% da população não terá a quantidade mínima de água necessária para sua subsistência. Em todo planeta pelo menos 2,2 milhões de pessoas morrem em decorrência de água contaminada e sem tratamento. Segundo estimativas, três entre cada dez pessoas não têm acesso a água potável segura.
Economize Água
Confira algumas dicas que podem fazer a diferença. Veja abaixo:
- Reduza o tempo de banho
- Limite o uso da máquina de lavar roupas
- Reaproveite a água da máquina de lavar roupas
- Cheque e corrija vazamentos na residência
- Desligue a torneira ao escovar os dentes ou lavar a louça
- Use balde ao lavar o carro, calçada, quintal ou varanda
- Cheque sempre as torneiras e não deixe nenhuma delas pingando
“Pedimos a colaboração de todos para adotarem práticas diárias de economia da água. Obrigado pela compreensão”, conclui a direção do Serviço Autônomo de Água e Esgoto.
Situação de Emergência
Na terça-feira, dia 17, a Prefeitura de Cândido Mota publicou na edição nº 292, do Diário Oficial, um Decreto que declara situação de emergência no município em razão da estiagem prolongada. A medida adotada pelo Poder Público considera o Ofício Especial do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), informando o severo desabastecimento de água em decorrência da falta de chuvas na região.
O documento destaca ainda o crescente número de incêndios nos últimos três meses e considera que as queimadas ocorridas em todo o território nacional têm causado poluição atmosférica, riscos à saúde pública e à vida de animais, além de ameaçar a segurança da população e a qualidade do ar.