A escuta ativa, interessada e sem julgamentos é fundamental no apoio a pessoas com sofrimento emocional

No frenesi do dia a dia, ouvir parece uma atividade automática. Porém, escutar verdadeiramente, com atenção, empatia e sem julgamentos pode ser a chave para apoiar pessoas em sofrimento emocional e prevenir crises. A escuta ativa possibilita acessar o mundo interno do outro, conhecer seus conteúdos, entender sua forma de pensar e sentir, explica Grazieli Gomes Garcia Zamboni, psicóloga clínica e organizacional da Hapvida NotreDame Intermédica.

Por isso, destaca-se a importância da prática entre familiares, amigos ou colegas de trabalho. “Independentemente de ser profissional da área, a escuta ativa é uma das principais habilidades para uma comunicação eficiente, contribuindo para a construção de bons relacionamentos e melhorias no clima organizacional, como aponta uma matéria publicada junho deste ano pelo site ‘Metadados RH em sintonia'”, ressalta Grazieli.

Em uma sociedade onde “como você está?” se tornou uma pergunta automática, é vital que aprendamos a escutar as respostas com a atenção que elas merecem. “Mas, para isso, é necessário envolver-se verdadeiramente na conversa, sem interrupções ou julgamentos, oferecer a alguém o espaço necessário para expressar seus sentimentos e, muitas vezes, aliviar o peso que carrega”, frisa a psicóloga. Praticar a escuta ativa não é apenas uma técnica, mas um ato de prevenção, acrescenta.

Quando as pessoas sentem que são ouvidas de maneira genuína, há uma redução significativa nos sentimentos de isolamento e desesperança, mostra pesquisa publicada no Journal of Counseling Psychology. Outro estudo, realizado pela Universidade de Harvard, aponta que ambientes onde a escuta ativa é praticada regularmente promovem uma maior sensação de pertencimento e segurança, especialmente em locais como escolas e ambientes de trabalho. Isso é fundamental, considerando que a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 700 mil pessoas morrem por suicídio a cada ano, sendo uma das principais causas de morte entre jovens de 15 a 29 anos.

Sobre a Hapvida NotreDame Intermédica

Grazieli Gomes Garcia Zamboni, psicóloga clínica e organizacional da Hapvida NotreDame Intermédica

Com 79 anos de experiência a partir das aquisições durante sua história no país, a Hapvida NotreDame Intermédica é hoje a maior empresa de saúde e odontologia da América Latina.  A companhia, que possui mais de 69 mil colaboradores, atende cerca de 15,7 milhões de beneficiários de saúde e odontologia, tem à disposição a maior rede própria de atendimento com um sistema integrado que conecta as unidades das cinco regiões do país.

Todo o aparato foi construído a partir de uma visão abrangente e integrada, voltada ao cuidado da saúde por meio de 85 hospitais, 77 prontos atendimentos, 347 clínicas médicas e 294 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial, além de unidades especificamente voltadas ao cuidado preventivo e crônico. Dessa combinação de negócios, apoiada em qualidade médica e inovação, resulta uma empresa com os melhores recursos humanos e tecnológicos para os seus clientes.

 

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