FONTE: BILLBOARD - Painel Outdoor Tradução livre
Anos antes de Myles Smith estourar com seu single hino “Stargazing”, ele seguiu o conselho de sua mãe, concentrando-se em sua educação – graduando-se na Universidade de Nottingham em 2019, lançando sua própria empresa aos 19 anos e tornando-a lucrativa aos 23.
“Eu [estava] ganhando um bom dinheiro, mas [não estava] realizado dentro do meu coração”, explica Smith. “Isso, para mim, foi um momento de [perceber] que não posso dedicar anos da minha vida a fazer algo em que sei que realmente não estou completamente investido.” Então ele desistiu – e já, apenas dois anos depois, os retornos superaram qualquer apreensão.
Enquanto ele fala com a Billboard de sua casa em Brighton no final de junho, o hit do cantor e compositor de 26 anos, “Stargazing”, alcançou o 41º lugar na Billboard Hot 100 e o 7º lugar na parada Hot Rock & Alternative Songs, ganhando 61,2 milhões de streams oficiais sob demanda nos EUA até 27 de junho, de acordo com a Luminate. Ele também foi anunciado como um ato de apoio para datas selecionadas na próxima turnê de outono do Imagine Dragons, e viajará para a Austrália e Nova Zelândia em novembro para sua própria turnê como atração principal, que esgotou shows na Europa e na América do Norte.
Quando criança, nascido em uma família jamaicana em Luton, Inglaterra, Smith consumiu uma ampla seleção de gêneros: o reggae era um dos pilares, mas entre o amor de sua mãe por “Million Dollar Bill” de Whitney Houston e a doutrinação de seus irmãos de Destiny’s Child, Ne-Yo e Justin Timberlake, ele ouvia muito R & B. Seu vibrante bairro da classe trabalhadora também o expôs ao hip-hop e ao grime, mas foi a música da década de 2010 que realmente aprimorou suas habilidades de composição. Ele credita o lirismo comovente de 21 de Adele, + de Ed Sheeran, Trapsoul de Bryson Tiller e Babel de Mumford & Sons como quatro álbuns fundamentais.
Enquanto criava seu som, ele começou a enviar trechos de músicas inacabadas para o TikTok, um dos quais chamou a atenção de Eric Parker, do Extended Play Group, enquanto ele percorria sua página For You no outono de 2022. “Foi uma música muito triste [que] me atingiu em um lugar que normalmente não sou atingido no TikTok”, diz Parker. Ele prontamente estendeu a mão e começou a gerenciar Smith em novembro.
Os dois trabalharam para construir seus seguidores, juntando seus originais com covers evocativos de músicas que exploravam a propensão da Geração Z para a nostalgia, incluindo “Sweater Weather” do The Neighbourhood. “Os covers [foram] uma oportunidade de encontrar um público que eu pensei que combinaria com a música que eu acabaria criando”, explica ele.
Com uma crescente base de fãs online até 2023, Smith estava lançando seus próprios singles de forma independente pela Ditto Music, incluindo as primeiras faixas como a estrondosa “My Home” e o espirituoso festival de jogos de palavras “Solo” (seu primeiro sucesso nas paradas do Reino Unido). Depois de ultrapassar quatro milhões de ouvintes mensais no Spotify, Smith e Parker concordaram que era hora de procurar um contrato com uma gravadora. Depois de se reunir com dezenas de parceiros em potencial, Smith assinou com a RCA UK em janeiro passado, em parceria com a gravadora americana.
“[Minha] incrível A&R Jaryn [Valdry] me fez chorar em uma reunião porque ela me viu como eu era”, diz Smith. “Toda a filosofia [da RCA] de crescimento por um longo período, em vez de um flash na panela, realmente se alinhou comigo.”