FONTE: PDRADAR - DANIEL PANOBIANCO
A sexta-feira (23) é marcada por um dos piores cenários de situação pré-frontal (que antecede a chegada de uma frente fria) no estado de São Paulo dos últimos 24 anos.
Vento intenso do Jato de Baixos Níveis (JBN), fluxo de ar quente que escoa em torno de 1500 metros de altitude, potencializou inúmeros focos de queimadas.
Às 16h, radares indicaram refletividade significativa entre o centro, noroeste e norte do estado, devido à intensa concentração de fogo.
Algumas taxas atingiram valores elevados, dada extensão vertical das nuvens pirocumulus.
Diversas rodovias, dentre elas a BR-153 entre Guaiçara e Ubarana, BR-364, entre Bebedouro e Colina e SP-425, entre Barretos e São José do Rio Preto concentraram centenas de quilômetros de congestionamento devido à alta concentração de fumaça e total falta de visibilidade.
Estações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) reportaram rajada máxima de vento de noroeste de 61,2 km/h em Ourinhos, 60,8 km/h em Piracicaba e Tupã e 56,5 km/h em Valparaíso.
Desde o inverno de 2000, o estado de São Paulo não tinha num só dia, tantos focos de queimadas, potencializados hoje, exclusivamente, pelo vento intenso.
A frente fria avança pelo Paraná e neste sábado e domingo traz condição para chuva e queda de temperatura ao território paulista.
Foco observado em Ubarana. (Rafael Shiavolin via Tempo Ourinhos)