Profissional do Hospital Bom Pastor indica os benefícios do aleitamento materno na primeira infância
O leite materno é um alimento essencial para o desenvolvimento dos bebês, principalmente, nos primeiros meses de vida. Para ressaltar a importância da prática, agosto é dedicado a conscientização e promoção da amamentação.
Conhecida como “hora de ouro”, o aleitamento realizado na primeira hora de vida do recém-nascido é essencial para garantir seu desenvolvimento e bem-estar, contribuindo, também, com a saúde da mulher.
“Além de proteger contra infecções respiratórias e alergias, o leite materno favorece o desenvolvimento cognitivo do bebê e evita o risco de doenças crônicas, como a hipertensão e diabetes” explica Yara Leite, Gerente de Enfermagem do Hospital Bom Pastor.
Para a mãe, a prática de amamentar traz diversos benefícios. “Amamentar reduz os riscos de hemorragia pós-parto, diminui as chances de desenvolver câncer de mama, ovário e colo do útero e fortalece o vínculo entre mãe e bebê no contato pele a pele”, completa a profissional.
Localizado em Guajará-Mirim (RO), o Hospital Bom Pastor é referência em obstetrícia e pediatria na região. Pertencente à entidade filantrópica Pró-Saúde, a unidade também presta serviço para mais de 50 aldeias indígenas na região Norte do país.
10 benefícios da hora de ouro
1. Aumenta o vínculo afetivo entre mãe e filho;
2. Estimula o início precoce da amamentação e melhora as chances de sucesso no aleitamento;
3. Ajuda a controlar a pressão arterial que, se estiver alta, pode evoluir para complicações graves como a eclâmpsia, síndrome de Hellp e problemas cardiovasculares;
4. Auxilia no emagrecimento pós-parto;
5. Diminui os índices de depressão pós-parto;
6. Favorece a colonização do bebê por bactérias boas da mãe, que ajudam na proteção da criança;
7. Reduz as chances de hipoglicemia (glicose baixa) e de hipotermia (queda brusca de temperatura corporal, especialmente nos bebês);
8. Diminui os riscos de hemorragia pós-parto para a mãe;
9. Melhora a imunidade dos bebês, diminuindo o risco de alergias futuras;
10. Regula os batimentos cardíacos do bebê, ajudando a diminuir o choro e o estresse.
Comunicação – Pró-Saúde