Mesmo com uma melhora no faturamento e no lucro das MPI’s, a pesquisa SIMPI/Datafolha mostra que o Estado de São Paulo lidera com o pior índice do otimismo já registrado.

A 13ª Pesquisa Indicador Nacional de Atividade da Micro e Pequena Indústria SIMPI/DATAFOLHA, revela uma perspectiva multifacetada do cenário econômico no Estado de São Paulo para a categoria durante o mês de maio de 2024.

Os dados da pesquisa do último bimestre se mostraram otimistas em relação ao faturamento das MPI’s, isso porque, em um cenário nacional, 37% das indústrias se mostraram satisfeitas com o valor total do faturamento. O valor subiu 4 pontos percentuais em relação ao último bimestre. No entanto, ao analisar os dados do Estado de São Paulo, o valor chega a 34% contra 43% avaliando a situação como regular.

Indo na mesma direção do índice de satisfação do faturamento, o número de MPI’s completamente satisfeitas com o lucro chegou a 35%. O número segue abaixo do percentual total de empresas que analisam o tópico como regular, chegando a 40%. No estado de São Paulo, 35% das empresas avaliam que o lucro foi ótimo contra 20% afirmando que o valor ficou entre ruim e péssimo.

O número de empresas que buscaram por um empréstimo no último bimestre aumentou 5 pontos percentuais e alcançou um dos maiores índices da pesquisa com 19%, perdendo apenas para ago/set de 2022, que chegou a 20%. No entanto, o número de busca por financiamento tem um aumento extremamente considerado quando focado nas pequenas indústrias, chegando a 37%, maior valor já registrado pelo SIMPI/Datafolha. Mesmo com uma maior busca por empréstimo, a taxa de sucesso de 40% ainda é menor do que taxa de empresas que foram negadas ao financiamento com 60% das MPI’s.

No último bimestre o pessimismo em relação a economia do Brasil chegou no maior patamar já registrado desde out/nov de 2022, com 39% das empresas acreditando que a situação econômica tende a piorar. O Estado de São Paulo lidera as pesquisas e o pessimismo nas MPI’s chega a 41%. O pessimismo cresceu na mesma proporção que o otimismo caiu, também alcançando o menor patamar já registrado, com apenas 26% das MPI’s acreditando em uma possível melhora da economia.

Sobre a pesquisa

Pesquisa realizada pelo SIMPI/Datafolha, o Indicador Nacional de Atividade da Micro e Pequena Indústria, mostra a situação real da categoria. A coleta de dados ocorreu entre os dias 13 e 29 de maio de 2024, foram realizadas 712 entrevistas.

Para consultar outros dados da 13ª edição da Pesquisa do Indicador Nacional de Atividade da Micro e Pequena Indústria, por favor, entre em contato com a equipe de Assessoria de Imprensa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui