18 de maio: Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil no Brasil.
No dia 18 de maio, o Brasil celebra o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil, uma data de extrema importância para conscientizar e mobilizar a sociedade sobre a proteção das crianças e adolescentes. No entanto, um dia antes, em 17 de maio, os profissionais do Núcleo Educacional Multidisciplinar de Tarumã (NEMT) promoveram a conscientização Maio Laranja, reforçando a importância da prevenção e combate a esses crimes.
A origem desta data remonta ao trágico “Caso Araceli”, ocorrido em 1973, na cidade de Vitória/ES, onde uma menina de apenas 8 anos foi vítima de sequestro, estupro e assassinato por jovens de classe média alta. Apesar do crime bárbaro, a impunidade prevaleceu, inspirando a luta contínua contra a violência sexual infantil.
Os profissionais do NEMT destacam a necessidade urgente de cuidar e proteger nossas crianças, pois os impactos de um abuso sexual podem ser devastadores, resultando em traumas, inseguranças e até mesmo problemas de saúde mental como ansiedade e depressão. Crianças que enfrentam ou enfrentaram abusos no contexto familiar, ou social enfrentam desafios significativos em seu desenvolvimento cognitivo e escolar.
É fundamental orientar as crianças sobre a importância dos cuidados com seus corpos e incentivar a confiança para poderem relatar qualquer situação que as afete. Todos nós podemos ser agentes de apoio nessa causa crucial. Juntos, podemos fortalecer a rede de proteção e garantir um ambiente seguro e saudável para nossas crianças. Junte-se a nós nessa luta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui