Aconteceu na última sexta-feira, dia 4, na Prefeitura Municipal de Paraguaçu Paulista, uma reunião para tratar da Mobilização Nacional pela Saúde Mental Materna, evento gratuito com atividades interativas e que é desenvolvido em todo o país. Trata-se de um movimento idealizado pela Dra. Rafaela Schiavo, psicóloga fundadora do Instituto MaterOnline e liderado por MaterAlunas de várias cidades do Brasil. A mobilização nacional pela saúde mental materna teve sua primeira edição em maio de 2020.
Paraguaçu Paulista participa pela primeira vez da iniciativa, que terá o seu dia D em 17 de maio. O evento será gratuito, aberto a toda a população e os interessados em participar devem realizar a inscrição por meio do link: https://docs.google.com/…/1nxBvyoZrLhlFlqbK…/viewform…
Na ocasião, serão realizadas palestras e relatos sobre maternidade. Será realizado ainda um coffee break e sorteio de brindes para o público presente.
Durante as palestras serão abordados os temas da psicologia perinatal, que cuida da saúde mental da mãe e do desenvolvimento do bebê, serão debatidos tabus, como a sexualidade feminina neste período, além da abordagem de questões de perfis comportamentais de cada mãe para lidar com o perfil do filho. Será abordado ainda o tema de autocuidado das mães.
Segundo uma das organizadoras da iniciativa em Paraguaçu Paulista, a psicóloga Perinatal e Consultora em Amamentação Elisa Ferreira, o objetivo é desromantizar a maternidade, porque isso está adoecendo muitas mulheres na gravidez e puerpério.
A reunião no Paço Municipal teve como finalidade apresentar os profissionais do evento aos profissionais da Prefeitura Municipal, que é apoiadora da iniciativa, além de alinhar e ajustar ideias para o evento que será no dia 17 de maio, às 19h, no Espaço D’Marco.
Saúde Mental Materna
Segundo dados do Instituto MaterOnline, idealizador da mobilização, 65% das gestantes sofrem de estresse, 35% de ansiedade e 25% de depressão.