O abril azul foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas, ONU, como uma forma de conscientizar as pessoas sobre o autismo, assim como dar visibilidade ao Transtorno do Espectro Autista (TEA). Segundo a Organização Mundial de Saúde – OMS, uma em cada 160 crianças no mundo tem TEA.
O autismo pode ser identificado ainda nos primeiros anos de vida, embora o diagnóstico de um profissional seja dado apenas entre os 4 e 5 anos de idade. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, o TEA é um transtorno de desenvolvimento neurológico, caracterizado pela dificuldade de comunicação e/ou interação social.
Algumas características como: dificuldade de interação social, dificuldade em se comunicar, hipersensibilidade sensorial, desenvolvimento motor atrasado e comportamentos repetitivos ou metódicos podem identificar a presença do TEA.
O autismo funciona em níveis, ou seja, ele pode se manifestar de forma leve até uma forma mais severa. Esse diagnóstico detalhado será dado por um profissional da saúde.
O Abril Azul surgiu em 2007 e busca trazer mais conhecimento sobre o assunto, além de auxiliar pais, educadores e responsáveis a reconhecerem os sinais que possam representar o autismo.
Quatá conta com atendimento em excelência na educação inclusiva
Em 2023 o Município de Quatá inaugurou o Centro Municipal Especializado de Educação Inclusiva, Centrinho “Batendo Asas”, com objetivo de promover a participação e a inclusão social das pessoas com deficiência, bem como propiciar a ampla participação na sociedade, com acesso aos espaços públicos, transporte, saúde, educação, emprego, esporte, cultura e lazer.
E ainda, garantir e assegurar que a inclusão ocorra de forma efetiva no interior das escolas, com a plena participação dos alunos em todas as atividades das Unidades Escolares, em igualdade de condições.
Segundo dados da Secretaria Municipal de Educação, semanalmente o Centro Batendo Asas, atende 57 alunos, em espaços físicos adaptados, com materiais e equipamentos adequados, visando promover a aprendizagem e a integração do aluno, que além do atendimento Educacional Especializado – AEE, com professor qualificado, também são assistidos por Psicólogo, Fisioterapeuta, Psicopedagogo e Professores Especializados.
Os Projetos desenvolvidos pelo Centrinho são:
AEEAtendimento Educacional Especializado, que envolve a parte pedagógica, realizado por professor especializado, sendo que cada aluno é assistido duas vezes por semana.
Projeto de Musicalização e Recreação, atividade desenvolvida por professor de Arte, com 6 horas semanais.
Projeto de Zooterapia – realizado em parceria com o Rancho Sem Limites, pela Equipe Técnica, e atende em média 17 alunos.
Projeto de Horta e Jardim – desenvolvido por professora efetiva, com 6 horas semanais.
REABILITAÇÃO: o Projeto de Zooterapia, tem a finalidade de reabilitação e inclusão social de alunos especiais das Escolas Municipais e conta com a parceria da Associação do Rancho Sem Limites.
 Objetivo do Projeto:
– Promover um atendimento amplo, reabilitador, lúdico e acolhedor, sempre pensando no bem-estar físico e emocional do aluno especial das escolas municipais.
– Reduzir a cascata de prejuízos físicos e mentais, criando oportunidades para o desenvolvimento pessoal, valorização da identidade, e autoestima, ajudando também na identificação de suas potencialidades.
Centro Municipal Especializado de Educação Inclusiva, Centrinho “Batendo Asas”. Realização: Prefeitura de Quatá e Secretaria de Educação. Parceria com a Associação do Rancho Sem Limites. Apoio: Secretaria de Saúde e Câmara de Vereadores.
FONTE: COMUNICAÇÃO MUNICIPAL

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui