Brasileiros perderam mais de R$ 1 bilhão com golpes digitais no ano passado – valor que é 12% superior ao prejuízo calculado em 2022.
A constatação é de estudo realizado pela OLX, plataforma de compra e venda on-line, que levou em consideração dados de cerca de 20 milhões de contas abertas em plataformas do mercado digital brasileiro.
O golpe que mais fez vítimas em 2023 foi o do Falso Pagamento.
Nesse tipo de fraude, o criminoso engana vendedores de produtos na internet. Após negociação, o golpista apresenta um suposto recibo de pagamento e o vendedor concretiza a negociação. Acaba percebendo que foi enganado tarde demais, quando já não tem mais o produto em mãos.
Na sequência da lista de golpes que mais fizeram vítimas em plataformas de compra e venda online no ano passado estão o de Invasão de Conta e o da Coleta de Dados.
Algumas dicas ajudam a evitar cair nesses tipos de fraude.
A primeira delas, para quem vende produtos na internet, é só fazer o envio da mercadoria após ter certeza de que recebeu o depósito – conferindo, por exemplo, o estrato bancário.
Para não ter contas invadidas ou dados roubados, nunca compartilhe número de celular, endereço de e-mail, CPF e dados bancários com terceiros.
Em negociações feitas por meio de plataformas especializadas, mantenha toda a conversa pelos chats das plataformas, evitando o uso de conato por aplicativos de mensagens, por exemplo.
Links enviados para preencher vagas de emprego, que não sejam em páginas oficiais de empresas ou recrutadoras, também são iscas frequentes para roubo de informações pessoas. Por isso, desconfie sempre.