FONTE: O DIÁRIO DO VALE
Caso o jovem opte por fazer a inscrição online, ele deve informar o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF), e preencher um formulário para validação dos dados pessoais. O certificado de alistamento deve ser impresso para apresentação na Junta Militar de Cândido Mota, futuramente.
O alistamento é obrigatório para jovens do sexo masculino. O jovem que não se alistar pode ser punido com uma multa cujo valor varia conforme o tempo decorrido até que se apresente à Junta Militar. Além disso, quem não regulariza a situação pode ser impedido de tirar passaporte, ser empossado em cargo público, entre outras sanções. A Junta de Serviço Militar é o órgão responsável no município pela emissão dos documentos de alistamento militar e CDI-s, o Certificado de Dispensa de Incorporação, que é o documento definitivo do cidadão.
Os cidadãos de classes anteriores que não se alistaram ou não retornaram para retirar seu ‘Certificado de Dispensa de Incorporação’ – CDI, devem procurar o órgão para regularizarem sua situação militar.
O secretário da Junta Militar de Cândido Mota, Francisco Carlos de Oliveira, explicou que o ‘CDI não é um simples documento’. “Ele é valioso não só pelo ato cívico, de cidadania, mas também porque é importante na vida de todos os jovens do Brasil, pelo fato de que na maioria das vezes, para conseguir emprego, prestar concurso, na confecção do passaporte, e até para conseguir certos benefícios, é necessário que o cidadão apresente o Certificado de Dispensa de Incorporação”, frisou.
A Junta de Serviço Militar está instalada no ‘Espaço do Cidadão’, na rua Fadlo Jabur, 931, centro de Cândido Mota. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h20 e das 13h às 16h30. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (14) 3110-5008, ramal 4705, com o secretário Francisco de Oliveira.