2024 é ano de eleições.
Brasileiros vão às urnas em outubro para eleger prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.
Mas, para participar do pleito, precisa estar com o título de eleitor em dia e tem prazo para tirar ou regularizar o documento.
Jovens a partir de 16 anos que pretendem votar pela primeira vez e o eleitor que está em situação irregular por ter deixado de votar e justificar ausência nas últimas três eleições – lembrando que, cada turno conta como uma eleição – tem até 7 de maio para colocar o título em dia.
A partir de 8 de maio, o cadastro eleitoral será fechado e não será possível realizar nenhuma mudança nos registros eleitorais.
Lembrando que para tirar a primeira via do título de eleitor ou regularizar o documento, não precisa necessariamente ir a um cartório eleitoral. Dá para fazer tudo pela internet.
Basta entrar no site do Tribunal Superior Eleitoral, o no endereço tse.jus.br, e acessar o campo de Autoatendimento Eleitoral e seguir as orientações.
O primeiro turno das eleições 2024 está marcado para 6 de outubro, e, nos municípios em que houver segundo turno na disputa para a Prefeitura, os eleitores voltam às urnas no dia 27 do mesmo mês.