Levantamento mensal do Procon-SP constata variação de mais de 50% no preço da gasolina comum em postos da Capital. No interior e litoral a maior variação encontrada foi para o etanol comum, 33,44%, em São José dos Campos.
São Paulo, dezembro de 2023 – Na pesquisa de preços de etanol comum, gasolina comum e diesel S10 feita pelo Procon-SP foram encontradas variações relevantes nos preços praticados pelos postos de combustível da Capital e em cidades do interior e litoral do Estado. O objetivo deste levantamento é oferecer uma referência para que os consumidores paulistas tenham mais informações na hora de abastecer.
Na cidade de São Paulo, em que foram visitados 50 postos de combustíveis distribuídos nas cinco regiões da cidade (centro, norte, sul, oeste e leste), as maiores variações encontradas foram de 50,40% para a gasolina comum; 46,82% para o etanol comum e 37,15% para o diesel S10.
Já na pesquisa realizada em cidades do interior e litoral, as maiores diferenças nos valores praticados foram de 33,44% para o etanol comum em estabelecimento localizado em São José dos Campos; 19,50% para a gasolina comum e 25,04% para o diesel S10, observadas em postos localizados em Santos.
Os especialistas do Procon-SP visitaram 80 postos de combustível nas cidades de Bauru, Campinas, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba.
Veja os relatórios completos da pesquisa realizada nos dias 18 e 19 de dezembro na capital e de 18 a 20 de dezembro no interior
Sobre o Procon-SP
A Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor – Procon-SP é uma instituição jurídica de direito público com autonomia técnica, administrativa e financeira, cuja missão é equilibrar e harmonizar as relações entre consumidores e fornecedores, além de elaborar e executar a política de proteção e defesa dos consumidores no estado de S. Paulo. Atualmente, o Procon-SP possui mais de 500 servidores e especialistas das mais diversas áreas, incluindo sua equipe de fiscalização e oito unidades regionais, atua de forma conveniada em mais de 370 municípios paulistas, além de realizar atendimento presencial em algumas unidades do Poupatempo e Delegacias de Polícia na Capital. Em 2022, o Procon-SP recebeu mais de 740 mil reclamações, das quais em torno de 80% foram solucionadas por meio de ações de mediação que oferece aos consumidores. Também realiza de ações de orientações, cursos, palestras e pesquisas. Criada pela Lei nº 9.192, de 23/11/1995 e pelo Decreto nº 41.170 de 23/09/1996, a Fundação Procon-SP é vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania do Governo do Estado de São Paulo e todo seu atendimento é feito de forma gratuita para todos os cidadãos residentes no estado de São Paulo.