Na manhã da última sexta-feira (1), o Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema – CIVAP promoveu uma importante reunião para fortalecer as cooperativas e associações de reciclagem. Reunidos na sede do consórcio, o grupo de representantes das entidades, juntamente com as instituições parceiras da campanha “Eu Separo, Eu Reciclo”, participaram de um momento histórico de cooperação.
A iniciativa faz parte do plano de ação do CIVAP, destinado a impulsionar e fortalecer as cooperativas e associações de reciclagem. O foco central é estreitar os laços entre instituições, promover discussões relevantes e contribuir para o desenvolvimento social e ambiental, especialmente direcionado à categoria de recicladores dos municípios consorciados.
Ida Franzoso de Souza, Diretora Executiva do CIVAP, enfatizou a importância de diálogos efetivos, estabelecimento de metas e discussão de estratégias para fortalecer uma categoria tão fundamental para a sociedade. “Há a necessidade de avançar na conscientização da população sobre a separação adequada de resíduos, enquanto se promove o respeito e a valorização dos profissionais responsáveis pela limpeza e destinação desses materiais”, destacou Ida.
O encontro contou com a participação de figuras proeminentes, como o Promotor de Justiça do Ministério Público de São Paulo (MP/SP) e diretor do Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente do Ministério Público (GAEMA) Núcleo Médio Paranapanema – Dr. Luiz Fernando Rocha, a Juíza de Direito da Vara da Família e Sucessões e Coordenadora do CEJUSC – Drª Mônica Tucunduva Spera Manfio, o Gerente de Agência Ambiental da CETESB – João Adriano Alves, a Profª Drª Ana Maria Rodrigues de Carvalho representando a UNESP – Campus de Assis, o Deputado Federal e Presidente da Frente Parlamentar dos Recicladores do Brasil – Vinicius Carvalho, e a representante das cooperativas e associações de reciclagem – Cláudia da Silva.
Além desses representantes, estiveram presentes membros das entidades ACIPAL, ARCOOP, COOCASSIS, COOPASCAM, COOPERCOP, COOPACAM, ASCAM e ASCAT, ampliando a representatividade e o alcance das discussões.
Encerrando o evento, o CIVAP anunciou um sinal verde para buscar retorno financeiro às cooperativas e associações. Isso se dará através de incentivos definidos na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) para a logística reversa. Em outubro de 2023, o Consórcio havia se reunido com o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo – CIESP, em São Paulo, visando alternativas e a intermediação da demanda, um processo que já mostra avanços significativos desde então.
O CIVAP destaca a importância da união, da cooperação e do trabalho conjunto de todas as instituições e entidades envolvidas, com o objetivo de promover os pilares da sustentabilidade: ambiental, social e econômico.