Entre os dias 21 e 26 de novembro, foram realizadas novas consultas oftalmológicas na Santa Casa de Misericórdia de Palmital. No total, foram agendadas 788 consultas para o período, e destas, 636 pacientes compareceram para receber atendimento especializado em oftalmologia.
Uma das conquistas notáveis foi a zeragem da fila de consultas clínicas de oftalmologia, um feito notável considerando o cenário crítico que a cidade enfrentou no início de 2021. Em janeiro daquele ano, a prefeitura se deparou com 1.883 pessoas aguardando consultas oftalmológicas, um reflexo direto dos desafios impostos pela pandemia.
Desde então, a administração municipal tem trabalhado incansavelmente para recuperar o tempo perdido. Com o último mutirão, a prefeitura alcançou a marca de 4.075 consultas oftalmológicas agendadas desde o início do processo de recuperação pós-pandemia.
Todos os pacientes de catarata, que aguardavam há anos no Ambulatório Médico de Especialidades (AME), foram incluídos nos mutirões, um esforço para assegurar que aqueles que necessitavam de cirurgias oftalmológicas emergenciais fossem atendidos com a devida celeridade.
O resultado desses esforços foi a realização de 884 cirurgias oftalmológicas desde 2022, sendo um grande avanço no resgate da qualidade de vida daqueles afetados por problemas de visão. Para manter o ritmo, um novo mutirão de cirurgias de catarata será realizado nos dias 08 e 09 de dezembro, visando dar continuidade ao processo de atendimento e garantir que a população tenha acesso rápido e eficaz aos serviços oftalmológicos.
As conquistas alcançadas neste cenário são fruto de uma parceria sólida entre a Prefeitura, através do Departamento de Saúde, e a Santa Casa de Misericórdia. Essa colaboração estratégica tem se traduzido no resgate significativo da qualidade de vida de diversos palmitalenses.