Conselho de Alimentação Escolar realiza visita em escolas da rede de
ensino de Cândido Mota e atestam cuidados em cozinhas e refeitórios
reforçando compromisso com a qualidade da alimentação
O Conselho de Alimentação Escolar (CAE) é um órgão colegiado de caráter fiscalizador, permanente, deliberativo e tem como principal função zelar pela concretização da alimentação escolar de qualidade. Este conselho é composto por membros dedicados à promoção da alimentação saudável e balanceada oferecida aos alunos, assim realizam visitas regulares nas cozinhas e refeitórios das Escolas para verificar o cumprimento das normas de higiene e nutrição.
Na oportunidade, os membros aplicam um checklist que verifica alguns itens principais, tais como: higiene pessoal dos manipuladores, do ambiente, dos alimentos; o armazenamento, preparo e distribuição das refeições, além do controle de refeições.
Vale ressaltar que todos os requisitos alimentares, como cardápio e preparo dos
alimentos são acompanhados de perto pela nutricionista do município.
Além das escolas, os membros do Conselho de Alimentação Escolar também realizam visitas na Cozinha Piloto verificando todo o checklist necessário para garantir e assegurar a qualidade da alimentação oferecida às escolas.
Segundo a Secretária de Educação e Cultura, Elaine Cristina Conde Fontana, esse
movimento do Conselho é extremamente importante para que se mantenha um bom
andamento dos serviços e a qualidade dos produtos oferecidos na merenda. “Garantir a segurança alimentar e o cuidado em elaborar cardápios que ofereçam os nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento dos nossos alunos é de suma importância. Agradecemos o tempo e a disponibilidade dos membros do conselho para realizarem estas visitas tão importantes.”
A presidente do CAE, Fabiana Alves Diniz de Moura, ressaltou a importância dessas
visitas, afirmando: “Nossa missão é garantir que os estudantes de Cândido Mota
recebam refeições de qualidade. É muito bom acompanhar de perto, como conselheira, mãe e professora este trabalho.”