O Festival de Cinema de Marília encerrou sua programação de 2023 com quatro dias de intensa celebração cinematográfica, resgatando a magia do cinema na cidade e promovendo o enriquecimento cultural da comunidade.
Realizado de 17 a 20 de novembro, o evento foi uma iniciativa do Clube de Cinema de Marília (CCM) em parceria com o Núcleo de Audiovisual de Marília e Região (NAV), contando com o apoio da Prefeitura de Marília e da Secretaria da Cultura de Marília, além de produtores, agências e entidades locais.
Gustavo Roim, coordenador do Núcleo de Audiovisual de Marília e Região, ressaltou a colaboração das diversas partes para o sucesso do evento: “O Festival de Cinema de Marília é uma vitrine para diferentes perspectivas e estilos cinematográficos que refletiram na diversidade dos filmes apresentados. Foi gratificante ver a união de esforços de produtores, agências e entidades locais para trazer de volta o brilho do cinema à cidade”, ressalta.
Foram 111 inscritos de todas as regiões do Brasil e de 4 países, incluindo documentários e narrativas ficcionais instigantes que concorreram ao Curumim, prêmio este que foi completamente repaginado pela Agência Brambilla, que também foi responsável por toda comunicação visual do Festival.
Os vencedores do prêmio Curumim 2023 foram escolhidos por um júri oficial formado por Claudia Seneme do Canto, diretora de cinema e pós-doutoranda no Laboratório de Imagem Experiência e Criação do departamento de Educação da Unesp Rio Claro; Fabíola da Silva Cunha, jornalista, produtora cultural e membro do Grupo de Pesquisas Cinematográficas Kino-Olho, de Rio Claro; Iara Oly, professora, artista visual, cineasta e membro da diretoria do ICine – Fórum de produtores de cinema do Interior Paulista; Jonathan Natalício, vice-presidente do clube de cinema, ator, roteirista, diretor e tradutor e Ricardo Monteagudo, militante assíduo do Clube de Cinema de Marília e professor universitário de filosofia.
Durante as apresentações das obras, também foram contabilizados os votos do público presente nas sessões. Essa votação, auditada pela produtora Alumiar Filmes, determinou os vencedores do júri popular.
Os vencedores do Prêmio Curumim 2023 pelo Júri Popular foram:
- Melhor curta-metragem: “Um Novo Lar”, dirigido por Anderson Marques.
- Melhor longa-metragem: “Escute: a Terra foi rasgada”, dirigido por Cassandra Mello e Fred Rahal.
Pelo Júri Oficial, os premiados foram:
- Melhor curta-metragem: “Procuro teu auxílio para enterrar um homem”, dirigido por Anderson Bardot.
- Melhor longa-metragem: “Lo que queda en el camino”, dirigido por Jakob Krese.
Houve também uma Menção Honrosa para realizadores marilienses, destacando o filme “Caído”, dirigido por Alexandre Estevanato.
Além das exibições de filmes, o festival ofereceu uma oficina de direção ministrada por Otávio Ribeiro, que instruiu uma abordagem prática e acessível sobre a linguagem cinematográfica. A exposição “Cenas de Cinema” do artista plástico Junior Lopes encantou o público com releituras de cenas de filmes que marcaram gerações.
Cristiano Anechini Lemos Soares, presidente do Clube de Cinema de Marília, destacou a importância do evento: ” O Festival de Cinema de Marília não é apenas um evento cultural, é um resgate da tradição cinematográfica que remonta a 1960, quando o festival fez história como o primeiro do Brasil. Estamos honrados em reviver essa tradição que é um patrimônio cultural e histórico não só de Marília, mas do país”, destaca.
Mais informações podem ser obtidas nas redes sociais pelo endereço: https://www.instagram.com/festivalcinemamarilia/