Na última terça-feira, 31, marcou o início de uma opção adicional de contracepção para as mulheres que desejam evitar a gravidez em Assis: o Implanon. Este implante, inserido no braço, libera o hormônio etonogestrel e oferece uma proteção altamente eficaz por um período de 3 anos, com uma taxa de eficácia superior a 99%.
A prefeitura de Assis por meio da Secretaria da Saúde fez a aquisição de vários implantes, que serão fornecidos por meios das unidades de saúde. Para receber esse novo método é necessário que a mulher atenda a alguns pré-requisitos:
1) Mulheres em situação de rua;
2) Usuárias de drogas em idade reprodutiva;
3) Adolescentes de alta vulnerabilidade social (10 a 19 anos);
4) Usuárias de Talidomida e parceiras sexuais dos usuários de Talidomida;
5) Privadas liberdade;
6) Mulheres vivendo com HIV/AIDS;
7) Mulheres com transtorno mentais graves e severos;
Contraindicação absoluta a outros métodos contraceptivos;
9) Em condições particulares de vulnerabilidades psicossociais;
Esse medicamento não interfere com relação a atividade sexual e amamentação. Ainda melhora as cólicas menstruais e pode ser usado pelas mulheres que não podem tomar pílulas contendo estrogênio.
“Desde o implemento da pílula contraceptiva, nos anos 1960, há uma preocupação com o controle de natalidade que envolve muitas outras questões socioeconômicas. O SUS distribui essas pílulas e dá acesso a preservativos masculino e feminino. O Implanon é outro marco histórico, uma evolução, e mais uma opção pra evitar a gravidez indesejada”, complementa a secretária da Saúde, Cristiani Silvério.
Assis, Cidade em Movimento
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO PMA/SAÚDE

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui