Dia 11 de outubro é o Dia Nacional de Prevenção da Obesidade

Nesta quarta-feira, 11, é comemorado o Dia Nacional de Prevenção da Obesidade, e para dar atenção a essa data a Secretaria da Saúde aponta algumas formas de combater esse problema que atinge mais da metade da população brasileira.

O cálculo feito para definir essa condição de saúde é chamado de Índice de Massa Corporal, ou mais conhecido como IMC. Para fazer essa conta e ver se você está em seu peso ideal, é preciso dividir o seu peso pela altura ao quadrado. Um resultado acima de 30,0 já é considerado obesidade.

Para facilitar esse cálculo, já está em fase final o desenvolvimento uma calculadora virtual que fará essa conta automaticamente e será disponibilizada no site da Secretaria da Saúde de Assis em breve.

É bom ficar de olho nesses números, pois a obesidade é um dos fatores de risco para o desenvolvimento de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) como a hipertensão e o diabetes. Sabemos que a quantidade de pessoas acima do peso no Brasil cresce a cada ano, aumentando a mortalidade. Hoje, 67% da nossa população está acima do peso.

Em jovens de 18 a 24 anos esse número requer ainda mais atenção. Pesquisa feita pela Covitel apontou que em 2022, 9% dessa população estava obesa. Já em 2023 esse número subiu para 17,1%.

A Secretaria da Saúde de Assis trabalha com estratégias para fazer o enfrentamento à essa doença, possui um grupo de nutricionistas para auxiliar e acompanhar as pessoas que necessitam atendimento de acordo com cada singularidade. Realiza atividades de promoção e educação em saúde com crianças dentro do ambiente escolar em parceria com a Secretaria Municipal de Educação no Programa Saúde na Escola (PSE).

Conta com 10 profissionais de educação física que compõem o Programa Agita Assis, que há 20 anos incentiva a prática de atividade física a fim de combater o sedentarismo e cuidar da saúde da nossa população, impactando assim, na melhoria da qualidade de vida e na interação social dos participantes.

Para ter mais informações sobre tudo que Assis pode oferecer para combater esse problema, basta procurar sua unidade de saúde.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui