Reunião realizada no dia 06 de setembro discutiu parcerias na área de saúde envolvendo a Unesp de Marília, a Fundunesp e a Prefeitura de Tarumã (município a 98 quilômetros de Marília).
Participaram a diretora do campus da Unesp de Marília, Cláudia Mosca Giroto, o presidente da Fundunesp, Edson Capello Sousa, o prefeito de Tarumã, Oscar Gozzi, a secretária municipal da Saúde de Tarumã, Elvira Gozze da Silva e a secretária municipal da Educação, Cultura e Esportes, Sandra Moura. Contou ainda com a presença de Antônio Marcos da Costa Lima, assessor parlamentar do deputado estadual Mauro Bragato, que viabilizou a reunião.
O objetivo da parceria é viabilizar projetos estratégicos em áreas de especificidades na saúde como fonoaudiologia, terapia ocupacional e fisioterapia.
A diretora da Unesp, Cláudia Giroto, destaca que a Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp de Marília tem promovido a aproximação da Universidade com as demais instâncias no que diz respeito às pautas sociais, educação e saúde.
“Convênios como esse possibilitam dar maior visibilidade ao escopo de atividades desenvolvidas pela Unesp de Marília, no que tange às atividades de ensino, pesquisa e extensão, bem como às possibilidades de inserção de seu alunado em tais parcerias. É a contrapartida da universidade para comunidade”, disse a diretora.
Edson Capello, presidente da Fundunesp, explica que a entidade vai auxiliar na gestão dos projetos e dos recursos. O projeto utiliza toda expertise da Unesp, focando inovação e extensão.
O prefeito de Tarumã, Oscar Gozzi, afirma que com o convênio, profissionais de saúde do município podem passar por capacitação na Unesp e os moradores terem acesso a prestações de serviços nas áreas de fisioterapia, fonoaudiologia e exames e diagnósticos de média e alta complexidade.
“Vamos trabalhar o Marco Regulatório da Inovação. Tarumã já tem a legislação criada para promover esse processo”, disse o prefeito. O município de Tarumã pertence ao Civap (Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema) que engloba 46 municípios, e o prefeito Oscar Gozzi explica que esse trabalho terá potencialidade de ser replicado em outros municípios.