O Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema concluiu as entregas de mudas referente ao ano de 2022 para municípios consorciados e aderentes ao “Programa Regional de Arborização Urbana”, iniciativa que tem como objetivo viabilizar o acesso às mudas específicas para arborização dos municípios, visando promover o aumento da vegetação e melhorar a qualidade de vida nas áreas urbanas.
A arborização urbana é uma medida de extrema importância para as cidades, uma vez que as árvores desempenham um papel crucial na promoção da sustentabilidade ambiental, na melhoria da qualidade do ar e na redução do impacto das mudanças climáticas. Além disso, a presença de áreas verdes nas áreas urbanas contribui para a saúde mental e física da população, proporcionando espaços de lazer, sombra e abrigo para a fauna local.
“O projeto de arborização urbana trabalha em estreita colaboração com os municípios consorciados, que recebem mudas de diversas espécies de árvores, como: Ipê Branco, Ipê Amarelo, Quaresmeira, Resedá, Aroeira Salsa, Escova de Garrafa, Pitanga e Samambaia; e realizam ações organizando-se em mutirões, projetos locais, entre outras ações que tem por objetivo realizar o plantio destas árvores” disse o Gerente de Projetos do consórcio – Vandeir Figueiredo.
A entrega das 10 mil mudas de árvores foi realizada ao longo do ano de 2022 e também parte do início do ano de 2023, em que cada município recebeu um número proporcional de mudas, de acordo com suas necessidades e potencial de plantio.
O programa é exemplo de iniciativa colaborativa para o desenvolvimento sustentável das cidades. Com a entrega das 10 mil mudas de árvores, o projeto visa promover um ambiente mais saudável e agradável para os moradores das áreas urbanas, além de contribuir para a preservação do meio ambiente e a valorização dos espaços públicos.
A expectativa é que, nos próximos anos, o projeto continue a crescer e expandir, levando os benefícios da arborização urbana para um número cada vez maior de municípios consorciados.
Os municípios que receberam as mudas, foram: Agudos, Assis, Bastos, Borá, Cabrália Paulista, Caiabú, Campos Novos Paulista, Cândido mota, Cruzália, Duartina, Echaporã, Espírito Santo do Turvo, Fernão, Florínea, Gália, Ibirarema, João Ramalho, Lucianópolis, Lupércio, Lutécia, Manduri, Maracaí, Nantes, Narandiba, Ocauçu, Oscar Bressane, Ourinhos, Palmital, Paraguaçu Paulista, Paulistânia, Pedrinhas Paulista, Pirapozinho, Platina, Quatá, Queiroz, Quintana, Rancharia, Sandovalina, Santa Cruz do Rio Pardo, Taciba e Tarumã.
_______
Assessoria de Imprensa e Comunicação
Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema