Após 4 meses de estudos, na tarde desta quinta-feira (29/06), no Auditório das Faculdades Gammon, aconteceu a entrega de certificados dos alunos que concluíram o Programa Ativa Juventude, promovido pela Fundação Raízen.
A cerimônia contou com a presença da Sra. Denise Miyuki Tanabe Sasada, primeira-dama do município e presidente do Fundo Social de Solidariedade, na ocasião representando o prefeito Antian, dos concluintes, seus familiares, dos gestores das escolas municipais, da supervisão de ensino e de técnicos do Departamento de Educação.
Na primeira edição do Programa Ativa Juventude realizada em Paraguaçu Paulista, a ação atendeu 107 jovens do 9º ano do ensino fundamental das escolas municipais, inclusive com a significativa participação dos alunos dos distritos da Roseta e de Conceição de Monte Alegre.
Numa parceria da Prefeitura Municipal com a Fundação Raízen (instituição ligada à empresa de bioenergia Raízen), de março a junho, a formação ocorreu no contraturno escolar, em regime híbrido, com atividades em meio online e encontros presenciais uma vez por semana. As atividades foram dinamizadas pela educadora social Cindy e coordenadas pela psicóloga Eleni Moreira Gomes.
No encerramento, Paula Carvalho Benevides, vice-presidente do Grupo Cosan (holding cujo portfólio de negócios inclui a Raízen), em sua mensagem aos alunos, destacou, enquanto resultados do Programa, a jornada de transformação, o impulso do autoconhecimento e do protagonismo para o processo de descoberta profissional, além do compromisso de permanência na escola, com a continuidade dos estudos.
Já Paula Renata Bertho, diretora do Departamento de Educação, expressou a satisfação do município com a parceria: “Agradecemos imensamente à Fundação Raízen porque ações que se propõem a impactar positivamente a realidade dos jovens, numa trilha de aprendizagem que envolve temáticas necessárias para alcançar o sonho profissional, são urgentes e fundamentais para o futuro de todos; o futuro que desejamos depende do futuro que estamos construindo hoje. Por isso, a energia investida nesses jovens fomenta o aprendizado e faz florescer todo um potencial para transformarem suas próprias histórias, de suas famílias e de suas comunidades. Parabéns, Raízen; parabéns aos concluintes”.
As ações da Fundação Raízen não só potencializam vocações e protagonismo, como contribuem para a diminuição da evasão escolar ao criar vínculos positivos com o processo de aprendizagem.
Segundo uma pesquisa realizada pelo instituto Ipec para a Unicef, divulgada no quarto trimestre de 2022, dois milhões de crianças e adolescentes brasileiros de 11 a 19 anos não estavam frequentando a escola naquele momento, dado ainda mais preocupante se analisado à luz do agravante de que 21% dos estudantes de 11 a 19 anos de escolas públicas pensavam em desistir da escola.
A Fundação Raízen é formada por sete núcleos, entre São Paulo e Goiás, e atua por todo o Brasil em cooperação com escolas públicas.
Departamento de Educação
Prefeitura Municipal de Paraguaçu Paulista

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui