Na sexta-feira (23), o Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema comemorou mais um marco no projeto de geração de energia elétrica por meio de resíduos sólidos: a inauguração da Sede Administrativa da BAL CIVAP, empresa vencedora do certame que resultou em uma PPP – Parceria Público Privada, para operação da planta que irá realizar a recuperação energética de resíduos sólidos urbanos, gerando energia limpa.

A Central de Tratamento e Geração de Energia (CTGE) nomeada “Eng. Roberto Infiesta” é alternativa para substituir aterros sanitários e fruto do contrato de concessão firmado entre o CIVAP e a empresa BAL CIVAP SPE, que será construída na cidade de Palmital/SP, e que teve sua sede administrativa inaugurada em Assis/SP.

O evento contou com a presença ilustre do quadro societário da empresa, colaboradores da BAL CIVAP SPE, representantes do Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema e demais autoridades.

Destacando a importância da parceria para impulsionar o avanço das energias renováveis e da sustentabilidade regional, o Prefeito de Ibirarema e Presidente do CIVAP – José Benedito Camacho, ressaltou a relevância da central de geração de energia limpa, enfatizando os benefícios ambientais e econômicos. “A utilização de resíduos sólidos urbanos como matéria-prima na produção de energia, contribui para a redução da emissão de gases de efeito estufa e para o combate às mudanças climáticas, além de dar destinação para resíduos que iriam para aterros sanitários”, ressaltou Camacho.

A CTGE utilizará uma tecnologia de recuperação energética chamada de gaseificação por leito fluidizado, que diz respeito a um processo termoquímico que converte os resíduos sólidos em gás de síntese. O método envolve a reação desses materiais a altas temperaturas em um ambiente controlado e sem oxigênio, fazendo o craquelamento dos materiais e gerando o gás, que é utilizado posteriormente para geração de energia. Durante o processo não ocorre a queima dos resíduos sólidos, por isso é um método de geração de energia limpa e sustentável.

Na ocasião, o Prefeito de Tarumã e, ex-presidente do CIVAP, responsável pela assinatura do contrato, em 2022, enfatizou o impacto positivo que a central terá na região, gerando empregos, fortalecendo a economia local e promovendo o desenvolvimento sustentável, além da promoção do turismo tecnológico, por ser um projeto ímpar no país. “É um grande avanço para a nossa região, ter um projeto único, inédito em toda a América Latina, com uma planta instalada para atender a demanda de destinação de resíduos dos municípios. Foi com muito esforço que conseguimos esta parceria, que vai beneficiar não só a economia dos municípios na destinação, mas o meio ambiente”, enfatizou.

O projeto representa um marco na história da geração de energia elétrica a partir de resíduos sólidos no Brasil. O CIVAP, como um consórcio representativo e atuante, acredita que com a união entre os municípios, entre empresas como a BAL CIVAP SPE, pode impulsionar o progresso em direção a um futuro mais sustentável, aprimorando suas operações e contribuindo para a transição para uma matriz energética mais limpa e renovável.

_______

Assessoria de Imprensa e Comunicação
Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui