Na manhã desta quarta-feira (21), o Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema – CIVAP organizou, em parceria com a empresa norte-americana Aggrebind, uma demonstração técnica para prefeitos, gestores municipais e empresas da região, de um produto inovador que age como um impermeabilizante para solos de estradas rurais. O produto já foi utilizado pelo Exército Brasileiro em operação no Haiti e patenteado no Brasil.

Trata-se de um polímero especial à base de água que, quando combinado à terra, pode efetivamente estabilizar o solo e permitir que as estradas de terra sejam mais seguras e estáveis, isso por causa da estabilização e impermeabilização do solo, que impede a formação de poças d’água e buracos nas vias causados por cargas pesadas e pela chuva. Tem sua ação a partir da aglutinação das partículas da terra, que garante maior resistência a cargas e também diminui a emissão de poeira nas estradas rurais e também nas vias que dão acesso à cidade. A tecnologia não precisa de cimento ou maquinaria pesada em excesso, tornando uma solução viável, sustentável e com baixo custo no processo.

 

Conduzida pelos representantes da empresa Aggrebind, Aderaldo Neto e Mateus Carias, a demonstração também contou com a presença de representantes dos municípios e também empresas da região, como: Agroterenas, Cocal, NovAmérica, e outras.

Antes da aplicação do produto, foi feito um estudo preliminar do solo do local em que a demonstração ocorreria, para entender sua composição e qual volume seria aplicado. Já no local, foi feito um tratamento do solo por meio da escarificação da superfície da parte da estrada que posteriormente receberia a aplicação, permitindo a penetração do produto líquido nas camadas da terra.

 

A aplicação do produto foi realizada por meio de caminhão pipa, com o auxílio de duas motoniveladoras e dois rolos compactadores que trabalharam no solo para ação do produto. O produto foi aplicado em parte da estrada para fins comparativos entre a parte que recebeu a aplicação do produto e a parte que não recebeu a aplicação.

 

Segundo a empresa, o produto estará totalmente enrijecido, com o solo totalmente estável, em 28 dias, porém os resultados começam a ser obtidos com algumas horas após a aplicação. Contados alguns dias após a aplicação, pode-se ver que o solo estará se estabilizando cada vez mais, até chegar no vigésimo oitavo dia, em que ele chegará ao seu resultado final.

O CIVAP agradece à empresa Aggrebind pela demonstração prática, em especial à Prefeitura Municipal de Assis pelo apoio na execução da demonstração e a todos os municípios e empresas que estiveram presentes, reforçando a importância de todos também na observação dos resultados nas próximas semanas.

Se você quer conferir o resultado, a estrada em que o produto foi aplicado para a demonstração foi aqui: https://bit.ly/3NJSt7M

#civap #consorciocivap

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui