São 20 integrantes da corporação que estão sendo empregados em várias funções.
Uma equipe do 10º Grupamento de Bombeiros, composta por 20 bombeiros dos municípios de Bauru, Marília, Tupã e Ourinhos está mobilizada desde ontem para ajudar no resgate às vítimas do temporal que atingiu o litoral norte paulista, causando mortes e destruições.
Em nota, o setor de relações públicas informou que esses bombeiros estão mobilizados principalmente no município de São Sebastião, que foi atingido por fortes chuvas. Até o final da tarde de ontem, já haviam sido computadas 40 mortes, além de outras 40 pessoas desaparecidas.
“Os bombeiros estão sendo empregados em diversas funções, atuando em ocorrências de deslizamentos de terra com desabamento de casas”, informou o 10º Grupamento de Bombeiros.
Como possuem conhecimentos técnicos de busca e resgate em estruturas colapsadas, trabalham na localização de algumas vítimas desaparecidas. Além dos profissionais, foram disponibilizados equipamentos, viaturas e embarcações para a execução da missão.
Chuva intensa e estragos
De acordo com a Defesa Civil, o volume de chuva entre sábado e domingo superou o esperado para todo o mês de fevereiro em três das quatro cidades do Litoral Norte (São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba), região fortemente castigada pelos temporais.
As tempestades provocaram alagamentos, deslizamentos e interditaram trechos das rodovias Rio-Santos, Mogi-Bertioga e Tamoios. Apenas a Tamoios foi totalmente liberada.
Uma das mais atingidas foi a Rio-Santos que tem mais de 10 pontos de bloqueio. Em alguns trechos, volume de terra é tão grande que o governo do Estado acredita que rodovia tenha sido ‘arrastada junto’.