A prefeitura de Cândido Mota, dentro do programa ‘Cidadania no Campo – Município Agro’, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, e alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (Onu), lançou campanha de orientação aos agricultores e motoristas sobre o trânsito de máquinas agrícolas nas estradas, tendo em vista que o período de colheita da soja e o plantio do milho está começando.
“O fluxo de maquinários nas estradas aumenta nesse período, portanto, é necessário que o motorista redobre a atenção e tenha paciência, o condutor lhe dará passagem assim que o ver”, orienta.
Apesar de haver uma autorização especial de trânsito por rodovias, a tratores e outros veículos destinados a atividades agrícolas, existem algumas regras que precisam ser observadas no momento de movimentar as máquinas pelas estradas.
“As máquinas pesadas precisam ter a sinalização como qualquer outro veículo, em relação a faróis e pisca, por exemplo. A orientação aos agricultores é de utilizar sempre dois batedores, no caso de deslocamento com colheitadeira. Um na frente do veículo e outro atrás, sinalizando para os demais que uma máquina grande e lenta está na rodovia, evitando assim acidentes e transtornos”, finaliza.