Loja conceito da Leveros, na Barra Funda, São Paulo (Divulgação/Divulgação)
(Fonte: Revista Exame)

Empresa criada há 44 anos no interior de SP fatura R$ 1 bilhão com ar condicionado e energia solar

Com crescimento recorde, Grupo Leveros planeja dobrar de tamanho nos próximos quatro anos

Grupo Leveros começou como uma prestadora de serviços autorizada da Brastemp em Assis, interior de São Paulo, em 1978. Depois de 44 anos e algumas mudanças no negócio, a empresa oferece hoje soluções nos segmentos de climatização, refrigeração e energia solar e faturou R$ 1 bilhão em 2022.

A companhia conta com uma grande rede de prestadores de serviço, responsável por 60% das vendas, três centros de distribuição e seis unidades comerciais para dar vazão a mais de 40 mil produtos por mês.

Para Tiziano Pravato Filho, CEO e filho do fundador, a expectativa é dobrar de tamanho em quatro anos. Entre as estratégias de crescimento está a criação de franquias da Leveros, projeto que já está em desenvolvimento.

Em 2016, a empresa recebeu investimento da gestora de private equity 2bCapital, com o objetivo de profissionalizar e expandir o negócio. No ano seguinte, eles fizeram o reposicionamento de marca, assumindo o nome Leveros.

A gestão da empresa mudou em 2018, quando Tiziano Pravato Filho assumiu como CEO da companhia. No mesmo ano, foi firmada parceria com a B2W e a Magalu para a venda de serviços de instalação de ares-condicionados nos respectivos portais.

Tiziano Pravato Filho, CEO e filho do fundador do Grupo Leveros: rede de prestadores de serviço é responsável por 60% das vendas (Divulgação/Divulgação)

Foco nos prestadores de serviço

O negócio tem como principal objetivo dar assistência e qualificação a sua rede de prestadores de serviço, que é responsável por 60% das vendas de aparelhos de ar condicionado.

“Trabalhamos para que todos ganhem, por isso, possibilitamos os melhores serviços aos nossos clientes, ao mesmo tempo que contribuímos para o desenvolvimento dos parceiros e prestadores de serviços. Hoje temos mais de seis mil profissionais espalhados por todo Brasil”, diz o CEO.

Em 2019, a Leveros criou sua própria plataforma de serviços e pós-vendas para operacionalizar o comércio de produtos instalados pelo Brasil, utilizando sua rede de prestadores de serviços terceirizados.

Energia solar

Neste mesmo ano, a companhia ingressou no mercado de energia solar, com a aquisição da SolarSou, que passou a se chamar Leveros Solar, e inaugurou a sua primeira loja conceito, em São Paulo, para atender seus consumidores finais. Hoje, esse braço da companhia é responsável por 12% da receita da empresa.

“Nós já qualificamos mais de 150 empresas para o setor de energia solar fotovoltaica. Criamos um programa de formação para prestadores de serviço de climatização que querem entrar no novo mercado”, diz Tiziano.

Crescimento na pandemia

Desde 2020, o faturamento da companhia cresceu 75%.

Na fase de maior restrição da pandemia, o foco da Leveros foi vender para o mercado de pessoas físicas, que queria investir em um aparelho de ar condicionado para sua residência durante o período de “fica em casa”.

Com a reabertura, empresas e comércios voltaram a investir, impulsionando o crescimento da companhia nos últimos anos.

“Nós surfamos muito essa retomada do varejo e os investimentos dos empresários. Acreditamos que o mercado não está totalmente aquecido, o que deve garantir bons resultados também em 2023. Em janeiro, nossas vendas já cresceram 28% na comparação com o mesmo período do ano passado”, diz Tiziano.

Na pandemia também foi lançada a plataforma Profiz, voltada para o desenvolvimento de prestadores de serviços e parceiros. Por meio de um aplicativo, profissionais certificados dos segmentos de refrigeração e climatização têm acesso a funcionalidades como criação de ordens de serviços, orçamentos, participação em academia de qualificação profissional e marketplace.

Expansão por franquias

Em 2021, o grupo iniciou sua expansão física pelo Brasil, inaugurando sua primeira franquia em Salvador (BA). Atualmente, são três unidades:

  • Salvador (BA)
  • Itapema (SC)
  • Fortaleza (CE), que será inaugurada em fevereiro

Em dois anos, a projeção é estar presente em todas as capitais brasileiras. O investimento inicial é de cerca de R$ 500 mil, com retorno em 18 meses.

De acordo com o CEO, as lojas físicas não tem como principal foco o consumidor final. O espaço serve para encontros de relacionamento para arquitetos, prestadores de serviços parceiros, que conseguem ver todos o portfólio da companhia. Além disso, são realizados treinamentos presenciais nas lojas.

“Nosso negócio não depende das vendas físicas. Temos uma grande rede de prestadores de serviços, e-commerce e presença em grandes marketplaces. A nossa franquia serve como ponto de relacionamento e formação dos profissionais da área”, explica.

Com resultado recorde em 2022 e projeções ousadas, Tiziano planeja dobrar de tamanho nos próximos quatro anos, investindo em uma operação omnichannel, integrando lojas físicas e comércio eletrônico. Um novo M&A também deve ocorrer neste ano. Financeiramente, a projeção anual é de um crescimento de 20%.

Curiosidade:

A nova marca incorporou o propósito e posicionamento de eficiência, empresa provedora de soluções e serviços de qualidade, que traz soluções que resolvam e que promove a profissionalização de referência. O nome Leveros é justamente um anagrama da palavra resolve o que significa que empresa e colaboradores estão dispostos e engajados para resolver qualquer questão. A sonoridade tem origem Italiana, nacionalidade do fundador, remetendo as palavras “genuíno”, “verdadeiro” através do radical VERO

 

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