No último sábado (dia 14 de janeiro) foram retomadas as aulas do Projeto Orquestra de Câmara Santa Cruz para o ano de 2023.
Para acolhida dos alunos foi exibido um vídeo com um balanço dos sete anos da Orquestra de Câmara Santa Cruz. A apresentação dos fatos ficou por conta do diretor artístico, o maestro José Magalli Junqueira. O professor Luiz Scudeler também realizou uma dinâmica que uniu ritmo, compasso, pulsação e muito mais.
Ao final todos puderam se deliciar com um lanche. As aulas iniciam nesta semana com as turmas da Orquestra e Coral as terças e quintas, a partir das 16 horas, no Cras Betinha, no bairro São José.
“Apresentamos essa retrospectiva hoje para que todos, principalmente os mais novos do projeto possam ter a dimensão de tudo que já realizamos e o que ainda está por vir. Estamos muito felizes em iniciar mais um ano com a música sendo instrumento da transformação de vidas dos envolvidos”, destacou o professor Magalli.
ORQUESTRA DE CÂMARA
A Orquestra de Câmara Santa Cruz tem como foco promover a cultura e inclusão. O projeto está na sua sexta fase.
O Projeto é mantido através do PROAC-ICMS, com a captação de recursos advindos desse imposto das empresas. Atualmente as empresas parceiras são: Special Dog, Santa Massa, Solito, Plenan e Hidroceres.
As aulas são realizadas no CRAS São José as terças e quintas das 16 horas às 20 horas e aos sábados, a partir das 9 horas.
A Orquestra também integra o projeto Curto Circuito Musical realizado entre os anos de 2018 e 2021com a turnê ‘Cinema in Concert passando nas cidades de Santa Cruz do Rio Pardo, Assis, Cândido Mota, Piraju e Bauru. E 2022 com a turnê A Evolução da Música passando pelas cidades de Santa Cruz do Rio Pardo, Assis, Ourinhos e Jacarezinho.
A Associação Musical Santacruzense é a proponente dessa iniciativa, e está empenhada em difundir e democratizar o acesso à música instrumental por meio de apresentações a todos os públicos.