O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo, popularmente conhecido como ‘o documento do carro’ é um documento de porte obrigatório.
Há alguns anos, no entanto, muitos estados deixaram de entregar ao motorista a versão impressa, após o licenciamento anual do veículo – e adotaram o modelo digital, que o motorista acessa por aplicativo de celular.
Por isso, se você não tem a versão impressa do documento e não se preocupou em baixar a versão digital do documento, e bom ficar atento – caso seja flagrado por autoridade de trânsito sem o documento do carro, você fica sujeito a multa.
A infração é considerada gravíssima e rende sete pontos na Carteira de Habilitação, além de multa R$ 293,47.
Se o estado em que você mora emite a versão digital do documento, você pode acessá-la no aplicativo do Detran, mas também é possível ter acesso pelo aplicativo CDT – Carteira Digital de Trânsito, do governo federal.
O programa está disponível para Android e iOS e pode ser compartilhado para vários que motoristas que utilizem o mesmo veículo.
E vale reforçar que, se a tecnologia não é o seu forte, você pode pedir a versão impressa do documento ao Detran ou imprimir você mesmo, depois de baixá-lo pela internet.