Filhos e filhas,
Já estamos na semana do Natal do Senhor. Depois de quatro semanas, nos preparando no tempo do Advento, receberemos em nossos corações, em nossos lares, o Menino Deus que acaba de nascer. E esse ano, em particular, não me canso de repetir, é tempo de construir pontes.
Natal é o grande momento da paz em que, em torno do recém-nascido, o divino (os anjos) e o humano (Maria, José e os pastores), o céu e a terra, se unem num silêncio adorador. “Porque nasceu para nós um menino, um filho nos foi dado: sobre o seu ombro está o manto real e ele se chama ‘Conselheiro Maravilhoso’, ‘Deus Forte’, ‘Pai para sempre’, ‘Príncipe da Paz’. Grande será o seu domínio e a paz não terá fim sobre o trono de Davi e seu reino, firmado e reforçado com o direito e a justiça, desde agora e para sempre” (Is 9,5-6).
Então filhos, em nossas reuniões familiares, sejamos promotores da paz. Sabe aquele assunto que você sabe vai chatear algum familiar seu? Não mencione! Aquela atitude que vai repercutir negativamente na família? Não tenha! Inunde seu coração com amor, perdão e faça realmente um verdadeiro Natal!
Celebremos santamente o Natal, tenhamos no coração aquilo que é essencial. Quando estivermos festejando com nossos familiares e amigos, não nos esqueçamos da oração, no momento oportuno, lembre-se do ensinamento de Jesus: “Sejam espertos como as cobras e sem maldade como as pombas” (Mt 10,16).
Se pudermos, troquemos presentes lembrando o que escreveu o Papa Emérito Bento XVI: “Em todos os presentes de Natal deveria viver algo da dádiva primordial, Jesus Cristo, daquele gesto do amor de Deus que em última análise não poderia e não queria dar menos do que a si mesmo. Pouco interessa se um presente é caro ou barato; quem não é capaz de dar com ele uma parte de si mesmo, sempre deu de menos”.
Porque o maior presente que poderíamos receber o céu nos deu, na Noite Santa, Deus deu-se a si mesmo nascendo como uma frágil criança.
Lembremos: Deus assumiu nossa humanidade para nos dar sua divindade. Silenciemos nosso interior e não nos esqueçamos do aniversariante, Jesus! Ele é o centro de nossa vida. É a luz que ilumina toda a treva e vai iluminar a nossa vida, a nossa família.
Que o Menino Jesus possa encontrar as portas dos nossos corações abertos para fazer neste, local de sua morada.
Um santo e feliz Natal!
Deus abençoe
Padre Reginaldo Manzotti