Entre os dias 16 e 18 de novembro, a Escola Estadual Doutor Ary Côrrea promove a semana cultural afro
Durante o mês da Consciência Negra, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) celebra as ações de Educação Antirracista realizadas nas escolas durante todo ano. Em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Escola Estadual Dr. Ary Côrrea, de Ourinhos, realizou neste semestre o projeto “O Despertar da Consciência”, que tem como intuito estimular e empoderar os estudantes em todas as dimensões da cultura afro, desde a história à estilos e estéticas.
Agora, durante os dias 16 e 18 de novembro, os estudantes terão a oportunidade de participar da culminância da ação, que contará com oficinas de beleza afro, apresentações de capoeira, entre outras atividades.
A diretora da escola, Janice Fonseca Ribeiro, ressalta a mudança que o estudo trouxe para a comunidade escolar. “Durante o projeto, percebemos que muitas meninas assumiram os cachos, deixando de fazer chapinha, além das atitudes de respeito que melhoraram muito. É na escola que valores como respeito e empatia devem ser trabalhados”.
A aluna da 1ª série do ensino médio, Camila Rodrigues, deixa uma dica: “Seja linda como você é, não tenha vergonha dos seus cachos”.
Cronograma – Sexta-feira (18): Aberto a Comunidade
• 17h: Apresentação de Capoeira – Mestre Jaime
• 17h às 20h: Oficinas de Cabelo Afro – Bella Center
• 18h30: Apresentação de Samba – Vanessa Machado e Willians Alexandre
• 20h: Apresentação de Samba – Dona Tersila