Trabalhadores da construção civil, responsáveis por obras, empresas contratantes e comunidade em geral foram o foco de uma ação da Energisa Sul-Sudeste na manhã desta quinta-feira (3), em Assis. Equipes da distribuidora estiveram em obras e lojas de materiais para construção civil orientando sobre os riscos de acidentes envolvendo a rede elétrica. 

De acordo com a coordenadora de Saúde e Segurança, Juliana Volpi, esse tipo de abordagem faz parte do cronograma de atuação da concessionária. “Precisamos despertar a comunidade sobre esse risco real de trabalhar próximo à rede elétrica e orientar sobre como realizar esses serviços com segurança”, enfatiza. 

Juliana explica que além do contato com os trabalhadores diretamente nas obras, a ação nos estabelecimentos comerciais tem como intuito tornar esses locais multiplicadores das informações. “Diariamente essas lojas recebem pedreiros, pintores, instaladores de antenas, eletricistas e outros profissionais que vêm comprar materiais para realizar os seus serviços. Além deles, contratantes e responsáveis por obras também frequentam as lojas e precisam ser alertados sobre a responsabilidade deles quanto à segurança dos trabalhadores”. 

Principais orientações 

Pedreiros, pintores, instaladores de placas e antenas, técnicos de eletrônica e telefonia não devem montar andaimes, nem posicionar escadas, tampouco deixar calhas, telhas e vergalhões perto da rede elétrica. Também não se deve improvisar extensores para ferramentas como rolo de pintura. Junto com a distribuição dos panfletos, as equipes da Energisa apresentaram exemplos dos riscos aos quais os trabalhadores estão expostos, muitas vezes sem perceber. 

No caso de podas de árvores, é preciso muito cuidado ao utilizar varas e barras metálicas para cortar galhos. “Nem todo acidente é causado pelo toque do objeto na rede, diretamente. Há ocorrências em que a simples proximidade de um equipamento com a fiação de energia pode causar uma descarga por indução elétrica, provocando queimaduras, fraturas, lesões ou até a morte”, observa Juliana. 

Por fim, as equipes da Energisa ainda visitaram residências, principalmente sobrados e prédios cujas janelas ou sacadas estão na altura da fiação. “Nessas situações, os riscos se estendem aos moradores ou profissionais responsáveis pela limpeza que precisam ter atenção ao manusear qualquer instrumento ou ferramenta que, acidentalmente, podem tocar a rede elétrica. 

Para saber mais saber mais sobre como evitar acidentes com a rede elétrica, acesse seguranca.energisa.com.br. Em caso de acidentes com a rede elétrica, acione a empresa pelos canais de atendimento: Aplicativo para celular Energisa On; site www.energisa.com.br; Gisa (Whatsapp): www.gisa.energisa.com.br; ou Call Center –  0800 70 10 326.  

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui