Ministro da Economia fala no G20 sobre avanços que as reformas trouxeram ao país
Paulo Guedes participa nos EUA de uma série de reuniões do FMI e dos Conselhos de Governadores do Grupo Banco Mundial
O ministro da Economia, Paulo Guedes, participou nesta quinta-feira (13/10) de uma série de sessões de reuniões ministeriais do G20, dando sequência à sua agenda de compromissos nas Reuniões Anuais do Fundo Monetário Internacional e dos Conselhos de Governadores do Grupo Banco Mundial (IMF World Bank Annual Meetings), em Washington.
As quatro sessões desta quinta-feira se seguiram às duas primeiras, realizadas na quarta-feira (12/10), e trataram de sustentabilidade financeira, tributação internacional, regulação do setor financeiro e infraestrutura. O ministro Paulo Guedes forneceu e reiterou informações sobre os avanços do Brasil no âmbito das reformas estruturantes — incluindo os marcos regulatórios –, redução de impostos, combate à pobreza e economia verde e digital, entre outros pontos.
Ainda nesta quinta-feira, Guedes participa do Early Warming Exercise, reunião de trabalho em que se discute os riscos para a economia mundial com base em relatório do Conselho de Estabilidade Financeira (do inglês, Financial Stability Board — FSB). A agenda do dia inclui também encontros bilaterais com a Argentina e com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
Economia global
No último compromisso da quarta-feira (12/10), o ministro participou das duas primeiras sessões de reuniões ministeriais do G20. Ministros de Finanças e presidentes de instituições financeiras que reúnem as principais economias do mundo debateram economia global e arquitetura financeira internacional, temas definidos como foco de atuação do G20 em 2022 — ano em que presidência do grupo está sendo exercida pela Indonésia.
Presididas pela ministra de Finanças da Indonésia, Sri Mulyani, as sessões tiveram intervenções do ministro Paulo Guedes e do presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campos Neto.
Guedes foi um dos primeiros a falar na sessão realizada durante o jantar (working dinner) oferecido pela ministra da Indonésia. No encontro foram debatidos a conjuntura e os riscos para a economia mundial. O ministro fez exposição sobre a relevância do Brasil no quadro atual da economia mundial e disse aos representantes do G20 que o país está apto a contribuir para a garantia da segurança alimentar e energética do mundo, e que está fazendo uma transição para uma economia digital e verde.
Assinalou que o Brasil está fora de sincronia (“out of sync“) em relação a outros países, pois se encontra em uma trajetória de ascensão e crescimento econômico, com obediência às regras da responsabilidade fiscal, mesmo em uma conjuntura adversa marcada pela pandemia da Covid-19 e, mais recentemente, pela guerra entre Rússia e Ucrânia.
O ministro citou números que demonstram a queda da inflação e do desemprego e confirmam o crescimento econômico, afirmando acreditar que o Brasil terá um crescimento de 3% esse ano e que deverá manter esse patamar por um longo período. Pontuou, ainda, que as mudanças regulatórias em setores como infraestrutura e energia resultaram em quase US$ 200 bilhões em compromissos de investimentos para os próximos 10 anos. Guedes mencionou também o trabalho realizado pelo país para o cumprimento dos requisitos para acessão à OCDE.
Secretaria Especial de Comunicação Social
Você conhece a Agência Brasil da EBC? Lá você encontra as últimas notícias do Brasil e do mundo, além de informações sobre políticas públicas e serviços prestados pelo Governo Federal. A Agência Brasil mantém o foco no cidadão e prima pela precisão e clareza das informações que transmite, optando sempre pelas fontes primárias. Por se tratar de uma agência pública, o conteúdo por ela disponibilizado pode ser utilizado, gratuitamente, por outras agências, TVs e rádios do Brasil e do mundo, inclusive por você! Acesse aqui a Agência Brasil.