O ministro da Economia, Paulo Guedes, durante palestra de abertura do Painel Telebrasil Summit 2022.

Ministro da Economia fala no G20 sobre avanços que as reformas trouxeram ao país

 

Paulo Guedes participa nos EUA de uma série de reuniões do FMI e dos Conselhos de Governadores do Grupo Banco Mundial

O ministro da Economia, Paulo Guedes, participou nesta quinta-feira (13/10) de uma série de sessões de reuniões ministeriais do G20, dando sequência à sua agenda de compromissos nas Reuniões Anuais do Fundo Monetário Internacional e dos Conselhos de Governadores do Grupo Banco Mundial (IMF World Bank Annual Meetings), em Washington.
As quatro sessões desta quinta-feira se seguiram às duas primeiras, realizadas na quarta-feira (12/10), e trataram de sustentabilidade financeira, tributação internacional, regulação do setor financeiro e infraestrutura. O ministro Paulo Guedes forneceu e reiterou informações sobre os avanços do Brasil no âmbito das reformas estruturantes — incluindo os marcos regulatórios –, redução de impostos, combate à pobreza e economia verde e digital, entre outros pontos.
Ainda nesta quinta-feira, Guedes participa do Early Warming Exercise, reunião de trabalho em que se discute os riscos para a economia mundial com base em relatório do Conselho de Estabilidade Financeira (do inglês, Financial Stability Board — FSB). A agenda do dia inclui também encontros bilaterais com a Argentina e com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Economia global
No último compromisso da quarta-feira (12/10), o ministro participou das duas primeiras sessões de reuniões ministeriais do G20. Ministros de Finanças e presidentes de instituições financeiras que reúnem as principais economias do mundo debateram economia global e arquitetura financeira internacional, temas definidos como foco de atuação do G20 em 2022 — ano em que presidência do grupo está sendo exercida pela Indonésia.
Presididas pela ministra de Finanças da Indonésia, Sri Mulyani, as sessões tiveram intervenções do ministro Paulo Guedes e do presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campos Neto.
Guedes foi um dos primeiros a falar na sessão realizada durante o jantar (working dinner) oferecido pela ministra da Indonésia. No encontro foram debatidos a conjuntura e os riscos para a economia mundial. O ministro fez exposição sobre a relevância do Brasil no quadro atual da economia mundial e disse aos representantes do G20 que o país está apto a contribuir para a garantia da segurança alimentar e energética do mundo, e que está fazendo uma transição para uma economia digital e verde.
Assinalou que o Brasil está fora de sincronia (“out of sync“) em relação a outros países, pois se encontra em uma trajetória de ascensão e crescimento econômico, com obediência às regras da responsabilidade fiscal, mesmo em uma conjuntura adversa marcada pela pandemia da Covid-19 e, mais recentemente, pela guerra entre Rússia e Ucrânia.
O ministro citou números que demonstram a queda da inflação e do desemprego e confirmam o crescimento econômico, afirmando acreditar que o Brasil terá um crescimento de 3% esse ano e que deverá manter esse patamar por um longo período. Pontuou, ainda, que as mudanças regulatórias em setores como infraestrutura e energia resultaram em quase US$ 200 bilhões em compromissos de investimentos para os próximos 10 anos. Guedes mencionou também o trabalho realizado pelo país para o cumprimento dos requisitos para acessão à OCDE.
Secretaria Especial de Comunicação Social

Você conhece a Agência Brasil da EBC? Lá você encontra as últimas notícias do Brasil e do mundo, além de informações sobre políticas públicas e serviços prestados pelo Governo Federal. A Agência Brasil mantém o foco no cidadão e prima pela precisão e clareza das informações que transmite, optando sempre pelas fontes primárias. Por se tratar de uma agência pública, o conteúdo por ela disponibilizado pode ser utilizado, gratuitamente, por outras agências, TVs e rádios do Brasil e do mundo, inclusive por você! Acesse aqui a Agência Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui