Detentora do maior Data Center público da América Latina, empresa trabalha para tornar o Estado mais eficiente e digital, levando serviços de qualidade à população
Protagonista na transformação digital do Estado, a Prodesp – Empresa de Tecnologia do Governo de São Paulo – comemora 53 anos de existência nesta segunda-feira (10). Detentora do maior Data Center do setor público da América Latina, onde são processadas e armazenadas cerca de 80% das informações dos órgãos estaduais, a Companhia restabeleceu protagonismo no mercado a partir de 2019, tornando o Estado referência em digitalização e desenvolvimento de soluções inovadoras.
Considerada uma das maiores empresas integradoras de solução do Brasil, a Prodesp tem, em seu portfólio, um vasto leque de serviços e produtos aos clientes. A Companhia atua no desenvolvimento e integração de sistemas em diferentes plataformas, apresentação de inovações tecnológicas, serviços de Data Center, consultoria e suporte técnico.
Entre os produtos oferecidos, estão o processamento de folha de pagamento descentralizada, Sistema de Gestão de Atendimento, gestão de Solução SaaS – softwares como serviços, SP Sem Papel e portais corporativos.
Com um time de 1,8 mil colaboradores, a Companhia conta com sede própria no município de Taboão da Serra, na Grande São Paulo, e uma filial na Mooca, zona leste da capital paulista.
Atenta às necessidades de mercado do setor público e da iniciativa privada, a Prodesp apresenta tecnologias que resultam em economia e gestão de tempo na conclusão dos processos. Já para a população atendida direta ou indiretamente, há ganho de qualidade e eficiência nos serviços oferecidos.
No âmbito estadual, os principais exemplos são os contratos com as secretarias de Governo, Agricultura e Meio Ambiente, Saúde, Educação, Cultura, Segurança Pública, Assistência Social, Fazenda e Planejamento, Transportes Metropolitanos e Desenvolvimento Econômico, além de órgãos como Procon, Jucesp, Sabesp, CDHU, entre outros. Entre alguns dos produtos da Prodesp para o Estado, os destaques são a plataforma VaciVida, o site Vacina Já, a operacionalização do Bolsa do Povo – maior programa de assistência social da história de São Paulo – e o SP Sem Papel.
A Prodesp também é responsável pela administração e expansão do programa Poupatempo, referência em qualidade na prestação de serviços públicos. Atualmente, são 185 postos físicos distribuídos por todas as regiões paulistas.
A integração dos atendimentos do Detran.SP ao Poupatempo tornou os processos mais ágeis e eficientes. As unidades estão mais modernas, com sistema balcão único e atendentes multitarefa.
A capilaridade de atendimento aumentou com a ativação de novos totens em parceria com as prefeituras, no modelo chamado Poupatempo Autoatendimento. Ainda este ano serão 900 equipamentos em funcionamento nos 645 municípios. Com leitor biométrico para agilizar pedidos de documentos como RG, CNH e desbloqueio do cartão Bolsa do Povo, entre outros, os totens contam com funcionários treinados para auxiliar os usuários em suas demandas.
Os canais online são prioridade do Poupatempo na atual gestão e, atualmente, representam 85% do total de atendimentos. São quase 240 serviços eletrônicos disponíveis no portal (www.poupatempo.sp.gov.br), aplicativo Poupatempo Digital, totens de autoatendimento e o assistente virtual P.
Desde o lançamento em 1997, o Poupatempo já prestou cerca de 745 milhões de serviços em todo o Estado. Somente em 2022, já foram mais de 74 milhões de atendimentos.