Investimento prevê agilidade, sigilo e economia

No dia em que se comemora o Dia do Agente Comunitário e do Agente de Combate às Endemias, a Prefeitura de Palmital, por meio da Secretaria de Saúde, entregou trinta tablets aos Agentes Comunitários da Saúde (ACS), com o propósito de informatizar e intensificar o trabalho domiciliar, ganhar mais agilidade e eficiência nos relatórios e melhorar, ainda mais, o atendimento à população.
Dentre as vantagens, o uso da tecnologia reflete em melhoria no atendimento à população, pois torna o atendimento mais ágil e seguro, além de ser ecologicamente correto, pois diminui o gasto excessivo com papel e garante o sigilo de dados, não necessitando de anotações particulares dos pacientes em papéis.
O prefeito Luis Gustavo, durante a entrega promovida no salão de exposições do Centro Cultural nesta terça-feira (04), parabenizou os agentes pelo trabalho desenvolvido e frisou a importância do papel do agente comunitário de saúde, junto à equipe de trabalho e na comunidade.
Os equipamentos terão acesso ao sistema da Atenção Básica (Apollo), para verificação das informações dos pacientes e posteriormente atualização da base de dados pelos ACS entre as visitas. Outro fator relevante da informatização dos dados é a possibilidade de monitoramento do desempenho dos agentes. Por meio dos aparelhos, todos os dados coletados em visitas serão repassados ao Ministério da Saúde, garantindo, assim, o repasse de verbas, condição ligada a informações prestadas por toda equipe de Atenção Básica.
Somente neste ano, de janeiro a abril, os ACS e ACE realizaram juntos quase 50 mil visitas (ACE: 19.221 visitas e ACS: 29.066 visitas), metade do que foi realizado durante todo o ano de 2021, considerando que os agentes não podiam entrar nas residências em decorrência da pandemia de Covid-19 (ACE: 47.169 visitas e ACS: 51.550 visitas).
“Até então, os agentes preenchiam manualmente as planilhas e, depois, lançavam os dados no sistema. Agora, como os dados serão preenchidos e lançados apenas uma vez, a produtividade será aumentada, assim como a qualidade do atendimento”, ressalta Nádia Ortiz, secretária de Saúde.
.
.
.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui