CAMPANHA CONTRA TUBERCULOSE
A fim de diagnosticar e prevenir a Tuberculose, a Prefeitura de Palmital, por meio da Secretaria de Saúde, está realizando a segunda fase da campanha de Intensificação de Busca Ativa de Casos de Tuberculose.
Para participar da campanha, basta procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima em caso de tosse persistente. O teste é simples, rápido e a equipe entra em contato assim que disponibilizado o resultado. O tratamento é oferecido gratuitamente pelo SUS.
A primeira fase da campanha ocorreu em março, com 3.251 pessoas abordadas e 12 exames coletados. A ação ocorrerá em todas as Unidades de ESF e Centro de Saúde de Palmital. As pessoas atendidas durante esse período são questionadas sobre a apresentação de tosse por três semanas ou mais. Além de divulgar os sintomas da doença, a campanha visa identificar pessoas que estão sintomáticos respiratórios a partir da busca ativa, orientar e conscientizar sobre a detecção precoce, e sobre a importância do tratamento adequado.
A tuberculose é uma doença de progressão silenciosa, causada pelo Bacilo de Koch. Os sintomas mais frequentes são tosse persistente, febre, sudorese noturna, perda de peso e cansaço/fadiga. A transmissão ocorre por via aérea a partir de um indivíduo com tuberculose pulmonar ou laríngea que elimina bacilos através dos aerossóis produzidos pela tosse, fala e/ou espirro. Estima-se que uma pessoa em transmissão possa infectar, em média, de 10 a 15 pessoas no período de um ano.
O diagnóstico é feito pela análise e pesquisa dos bacilos em amostra da secreção colhida através do escarro. É importante identificar precocemente indivíduos transmissores sintomáticos respiratórios, oferecer e proporcionar o tratamento adequado o mais rapidamente possível. Em geral, após 15 dias do início do tratamento, a transmissão de bacilos pelo paciente já se encontra bastante reduzida.