Na última semana a Confederação Nacional de Municípios (CNM), por meio do Projeto InovaJuntos realizou, em Tarumã, o diagnóstico vocacional participativo. A ação teve como objetivo mapear as principais potencialidades e desafios atuais do Município. O diagnóstico será utilizado como base para ações futuras que visem melhoria na qualidade de vida dos munícipes, focando principalmente no viés de inovação. A visita e o diagnóstico foi todo acompanhado e intermediado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação.
A equipe do Projeto conheceu equipamentos públicos, associações e empresas da cidade. Realizou também rodas de conversas com diferentes representantes de setores do município, dentre eles o público, a sociedade civil organizada, o setor de ensino e a iniciativa privada. A primeira entrevista foi com o prefeito, Oscar Gozzi, vice-prefeito, Fernandes Baratela, e os secretários do Município.
Durante a entrevista com representantes de Organizações da Sociedade Civil (OSC), a equipe teve acesso aos detalhes sobre qual é a percepção sobre as políticas públicas locais, bem como questões voltadas à economia, meio ambiente, social e estruturas dos equipamentos públicos.
No setor de ensino, os gestores das instituições municipais e estaduais apresentaram as ações e boas práticas desenvolvidas na área da educação. Além disso, a equipe visitou a Escola Municipal “Maria Antônia Benelli” para conhecer o espaço físico e as atividades oferecidas para as crianças, como: teatro, dança, atividades físicas e também dinâmicas voltadas ao Ensino de construção de Cidades Inteligentes.
O setor privado foi representado por alguns empresários atuantes no município, que pontuaram suas perspectivas quanto ao cenário econômico local e experiências vividas. A empresa NovAmérica Agrícola e o pesqueiro Skifish receberam a visita da equipe.
A equipe da Confederação conheceu as boas práticas do Município, como: Ganha Tempo Municipal, Central de Monitoramento, Centro de Processamento de Dados, Complexo de Saúde, Telemedicina, Centro de Robótica e Inovação, Pontos Turísticos, Associação dos Artesãos, Orçamento Base Zero, Tarumã de Energia Solar, entre outros.
Na sexta-feira (16) a equipe finalizou a visita em Tarumã realizando uma oficina de validação do diagnóstico vocacional, reunindo todos os entrevistados que contribuíram para a elaboração do diagnóstico.