As vagas serão divididas entre tutores voluntários e munícipes cadastrados no CadÚnico
Para realizar o cadastro, o munícipe que possui a guarda definitiva do animal deve acessar o link www.assis.sp.gov.br/castracao e preencher o formulário com o nome, e-mail, CPF, endereço e informar a idade, peso e anexar uma foto recente do animal.
No caso dos tutores responsáveis, o cadastro será realizado em duas etapas: o interessado deve acessar o link www.assis.sp.gov.br/protecaoanimal para preencher o Registro Geral de Animais (RGA) e anexar os seguintes documentos;
1- Comprovante de residência atualizado (máximo 3 meses);
2- Carta de recomendação de 2 (duas) pessoas que atestem conhecer pessoalmente o tutor;
3- Termo de Responsabilidade.
Feito isso, o tutor deve preencher um segundo formulário, que requer o número do protocolo do RGA gerado anteriormente, dados pessoais e informações sobre a localização do animal (em caso de animais comunitários), disponível no link www.assis.sp.gov.br/castracao.
Em casos onde o munícipe e/ou o tutor não tiver acesso à internet, o cadastro poderá ser realizado presencialmente na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SEAMA), mediante agendamento prévio realizado de segunda a sexta-feira, das 09h às 11h e das 14h às 16h, pelo telefone (18) 3324-3355.
Serão realizadas 327 castrações, divididas em 133 vagas para cadelas e 194 vagas para cães machos.
Não houve adesão das clínicas veterinárias para a realização da castração em gatos.
O resultado do processo de seleção dos beneficiados pelo Programa de Castração será divulgado no site, e nas redes sociais da prefeitura, dia 29 de setembro.
Obs: Os beneficiados deverão realizar e custear os exames necessários para a realização da cirurgia de castração.