A unidade móvel do projeto Nossa Energisa, da Energisa Sul-Sudeste, segue em ação itinerante na região. Nesta semana, o caminhão estaciona no município de Florínea, onde ficará quinta e sexta-feira. Famílias de baixa renda beneficiadas pelo programa Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) poderão comparecer à unidade móvel para trocarem suas lâmpadas incandescentes ou fluorescentes por lâmpadas de tecnologia LED. Os clientes que ainda não estão inscritos na tarifa social, mas que se enquadram nos requisitos do programa, também poderão se cadastrar no local, sendo beneficiados com até 65% de desconto na conta de energia.
A iniciativa do projeto Nossa Energia faz parte do Programa de Eficiência Energética (PEE), da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Além de promover a troca de lâmpadas e inscrever famílias no TSEE, no atendimento itinerante a comunidade recebe orientações sobre o uso consciente de energia elétrica.
O atendimento será das 8h às 17h, na quinta-feira, dia 8, e das 8h às 15h, na sexta-feira, dia 9. A unidade móvel estará em frente à Praça da Igreja Matriz, na avenida Prefeito José Alferes Filho, 299, centro.

Serviços e documentos
Para o atendimento, é necessário levar uma conta de energia recente, um documento pessoal e o cartão do Número de Identificação Social (NIS). A tarifa social é um benefício do governo federal que concede desconto de até 65% na conta de energia, dependendo do consumo do imóvel. Podem receber: famílias inscritas no Cadastro Único com renda mensal menor ou igual a meio salário-mínimo por pessoa; famílias com portador de doença que precise de aparelho elétrico para o tratamento – nesse caso com renda mensal de até três salários-mínimos; famílias indígenas, quilombola ou com integrante que receba o Benefício de Prestação Continuada.
Vale ressaltar que o programa define o percentual de desconto conforme o consumo mensal do imóvel: 65% de desconto para clientes que consomem até 30 kWh/mês; 40% de desconto para quem consome de 31 kWh/mês a 100 kWh/mês; 10% de desconto para consumo de 101 kWh/mês até 220 kWh/mês; e para consumo superior a 220 kWh não há desconto.
No caso das lâmpadas, é importante ressaltar que cada família poderá trocar até quatro unidades, ou seja, entregar as usadas para receberem as novas. “As lâmpadas de tecnologia LED são muito mais econômicas. Por isso, a proposta do projeto é justamente auxiliar famílias em situação de vulnerabilidade social, dando a elas a oportunidade de receberem as novas lâmpadas, juntamente com as dicas para que façam o uso consciente da energia”, reforça o coordenador de Eficiência Energética da Energisa, Thiago Peres de Oliveira.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui